19.6 C
Dourados
quarta-feira, 29 de junho de 2022

Em parceria com Sebrae e Sicredi, Prefeitura de Amambai lançou projeto Recicla Verdinho nesta quarta

- Publicidade -

Os itens coletados serão garrafas pet, caixas tetra pak, latas de bebidas e embalagens de produtos de limpeza.

Fonte:  Bruna Corrêa/Secom

Amambai (MS)- Em parceria com SEBRAE e A Prefeitura de Amambai em parceria com a instituição financeira Cooperativa Sicredi e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), por meio do programa Cidade Empreendedora, lançou na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, o projeto Recicla Verdinho.

O Recicla Verdinho será desenvolvido por meio da atuação das secretarias de Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Pecuária, junto a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERCICLA), com foco na promoção da educação ambiental entre estudantes e o fomento da Agricultura Familiar de Amambai.

O projeto funcionará por meio da criação de uma moeda social, que será trocada por materiais recicláveis coletados por 189 estudantes dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Professora Maria Bataglin Machado. Os materiais coletados serão encaminhados para a Coopercicla que dará um destino final aos produtos.

Ao entregar os itens que seriam descartados em casa à escola, entre eles garrafas pet, caixas tetra pak, latas de bebidas e embalagens de produtos de limpeza, os estudantes recebem os “verdinhos” e com essa moeda podem adquirir produtos naturais saudáveis no Mercado Municipal Gasparino Moraes de Lima.

No ato, o consultor do SEBRAE, Fábio Schroeder contou um pouco mais sobre o projeto que nasceu em 2020, em Rio Verde, durante a pandemia e com as escolas fechadas. “Há cada 10 itens repassados, o estudante ganha um Verdinho que vale R$ 1,00 nas compras dentro do Mercado Municipal, o dinheiro será restituído pela Cooperativa Sicredi, tenho certeza que aqui em Amambai será um grande sucesso, igual já foi em outros municípios”, afirmou.

Representando a Coopercicla, Clodoaldo Peteira falou sobre a Cooperativa que hoje já engloba 50 cooperados e conta há cinco anos com o incentivo da Prefeitura Municipal. “O Recicla Verdinho veio para fortalecer a Coleta Seletiva de Amambai e irá valorizar os materiais recicláveis agregando valor aos itens que antes eram apenas lixo e melhorando a renda da nossa equipe”, disse ele.

Ederson Medeiros, analista do SEBRAE, agradeceu a parceria com o município, principalmente ao prefeito Dr. Bandeira que abraçou o programa Cidade Empreendedora. “Nossos estudantes receberam capacitações sobre questões ambientais e financeiras, temos certeza que isso agregará muito à educação deles”, relatou.

O vice-presidente da unidade amanbaiense da Cooperativa Sicredi, Jean Carlo de Souza, disse que o programa vem de encontro com o cooperativismo social e econômico, além de proteger o meio ambiente e movimentar a Agricultura Familiar do município e melhorar a qualidade de alimentação das famílias amambaienses. “Em nome do Sicredi, parabenizo a todos os envolvidos no Recicla Verdinho e agradeço por podermos fazer parte desta ação, nossa Cooperativa estará sempre à disposição de projetos com essa magnitude”, afirmou.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Sérgio Ribeiro, esse lançamento vem para fortalecer ainda mais a união entre os munícipes, somando esforços e plantando uma semente para o futuro. “Esperamos que esse projeto seja um sucesso, o Cidade Empreendedora vem agregando muito ao nosso município e agradeço não só a eles, mas aos produtores que se disponibilizaram a participar desta ação e aos alunos, que levarão este novo conhecimento aos meios que estão incluidos”, disse ele.

Rodrigo Selhorst, vice-prefeito de Amambai, que no ato representou o prefeito municipal Dr. Bandeira, é uma alegria fazer parte deste evento e ver o Sicredi uma grande cooperativa entendendo a mão para a cidade junto com a Coopercicla que vem crescendo cada dia mais. “Agradecemos a todos os parceiros que estimularam este projeto para que se tornasse realidade, olhando todos estes estudantes aqui dá pra notar que faltarão verdinhos, o que significa que dará muito certo”, concluiu.

Estiveram presentes no local prestigiando a ação, o superintendente do DETRAT Gile Hesse, o coordenador político da Casa Civil Eder Espindola, o supervisor da SANESUL Silvaney Félix e os secretários de Desenvolvimento Econômico, Educação e Assistência Social, Roberto Racchtiune, Zita Centenaro e Eronilde Melo, respectivamente.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-