22.1 C
Dourados
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conflito de terras deixa 10 feridos e um morto em Amambai

- Publicidade -

Fonte: Geovana Biron e Raquel Fernandes – redação

Amambai (MS)- Moradores da região do sertãozinho de Amambai, próximo a MS-156, estão vivendo momentos de tensão nesta sexta-feira, 24 de junho, após policiais e indígenas se envolverem em conflito de posse de terras.

O diretor do Hospital Regional de Amambai, Paulo Catto, confirmou à equipe de reportagem do Amambai Notícias que o indígena Vito Fernandes, de 42 anos, foi levado ao hospital já sem vida.

Policiais e indígenas feridos também foram encaminhados ao hospital apresentando ferimentos por arma de fogo. Entre eles, três policiais, cinco indígenas adultos e dois menores de 14 e 15 anos.

Segundo o capitão da aldeia Amambai, João Gautto, a situação está muito tensa e que um dos funcionários da Funai foi feito de refém no local. O funcionário foi liberado sem ferimentos após negociações com a Coordenação Regional da Funai, no fim da tarde de sexta-feira(24).

A gerência da fazenda onde está acontecendo o conflito compareceu a delegacia de Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, 23 de junho, para registrar um boletim de ocorrência informando que indígenas estariam ocupando o local.

De acordo com o boletim, policiais militares foram até o local para realizar a dispersão dos indígenas, porém, após a saída dos militares, quatro indígenas armados retornaram à fazenda efetuando disparos e ameaças.

A gerência ainda confirmou que cerca de 30 indígenas permanecem dentro da propriedade causando danos materiais e vandalismos.

O confronto entre policiais e indígenas ainda continua na tarde desta sexta-feira (24). O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) está realizando patrulhas em todas as entradas de acesso da propriedade, informando sobre o conflito e revistando as pessoas que entram e saem do local.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

26 de Abril – Dia do Goleiro

- Publicidade-