A pré-candidata ao governo esteve município nesta segunda-feira (27)
Fonte: redação
Amambai (MS)- A coordenadora do movimento social Juristas Pela Democracia e pré-candidata ao governo de MS pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Giselle Marques, veio à Amambai nesta segunda-feira, 27 de junho, para prestar solidariedade aos indígenas e participar do enterro do indígena Vitor Fernandes, de 42 anos, que morreu no confronto entre os indígenas da Aldeia Amambai e policiais militares, que aconteceu nesta sexta-feira, 24 de junho.
A candidata veio ao município em uma caravana junto a Central Única dos Trabalhadores e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), buscando apaziguar o conflito.
“Nós das organizações das sociedades civis, Central Única dos Trabalhadores, MST, nós do Juristas Pela Democracia, estamos aqui de forma pacífica prestando nossa solidariedade. ” Comentou a candidata.
Giselle afirma que nada justifica a perda de uma vida humana.
“A constituição não aceita a pena de morte, então independente do que tenha ocorrido neste conflito, nada justifica a perda de uma vida humana, da forma que aconteceu. ”
A candidata também teme que novos conflitos aconteçam na região.
“Agora os ânimos estão muito exaltados, eu me preocupo em especial porque sou mãe de três filhas e eu vi ali muitas mulheres e crianças. É preciso que o estado brasileiro, em especial o estado do Mato Grosso do Sul, tenha a preocupação de mediar o conflito, garantir a vida humana, garantir de fato que seja respeitada a integridade física e os direitos dos povos originários. “ Declarou Giselle.
Giselle Marques é advogada, professora universitária do curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e fundou o movimento “Juristas pela Democracia” no ano de 2016, para lutar pela defesa do Estado Democrático de Direito.
A candidata também esteve à frente do movimento estudantil e atua fortemente na defesa dos Direitos Humanos das Mulheres.
Confira a entrevista que a candidata concedeu a repórter Renison Costa do Amambai Notícias.