14.3 C
Dourados
sexta-feira, 12 de agosto de 2022

7 filmes encantadores para amantes de livros

- Publicidade -

TEXTO ALESSANDRO FERNANDES FOTOGRAFIA SUAD KAMARDEEN | UNSPLASH

Uma pedra no sapato dos leitores é a chamada ressaca literária, uma expressão curiosa usada para descrever aquele momento de pausa após terminar um livro incrível ou até mesmo quando a pessoa se encontra saturada de tanto ler. Esse período pode ser uma boa oportunidade para voltar ao mundo dos livros a partir de produções cinematográficas que falam sobre o assunto.

Você já deve ter se deparado com diversas produções audiovisuais que abordam o universo literário, protagonistas que são apegados à literatura ou simplesmente narrativas que são criadas a partir de adaptações. Esse, por exemplo, é o caso de um dos filmes da nossa lista, Mensagem Para Você, que traz um romance entre dois proprietários de livrarias rivais. É praticamente um clássico já.

E, se você, além de amante de livros, for um admirador das produções do cinema, essa lista pode ser perfeita para curar sua ressaca literária e aproveitar para curtir um cineminha em casa.

Confira abaixo a lista especial preparada pela Vida Simples para você que, assim como a gente, ama livros, mas não dispensa um bom filme.

Sete filmes encantadores para amantes de livros

Do lado esquer um homem de pele branca e cabelos escuros lisos estçao sentado em uma cadeira. ao lado, uma mulher loira, com cabelos curtos lisos, está com o olhar distraído enquanto há um computador em sua frente. 7 filmes encantadores para amantes de livros.

Foto: Reprodução / RTP

1. Mensagem Para Você (1998)

Mensagem Para Você confirma todo romance, charme e emoção que as pessoas poderiam esperar do reencontro de Tom Hanks e Meg Ryan. Greg Kinnear, Parker Posey, Jean Stapleton e outros coadjuvantes são os ingredientes perfeitos adicionados a este romance moderno. O proprietário magnata de uma rede de livros e a dona de uma aconchegante livraria infantil são correspondentes anônimos por e-mail que se apaixonam perdidamente sem saber que são, na verdade, rivais nos negócios.

O filme, disponível na HBO Max, foi lançado no Brasil em fevereiro de 1999, com a direção de Nora Ephrone e o título original de “You’ve Got Email”.ste alunos e um professor estão reunidos juntos em uma sala de aula. Todos usam uniformes padrões e a maioria está sorrindo. 7 filmes encantadores para amantes de livros

Foto: Buena Vista / Divulgação

2. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

No ano de 1959, na Welton Academy, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura da escola, embora os seus métodos para incentivar os alunos a pensarem com autonomia cria um desconforto com as tradicionais orientações da escola, especialmente quando ele fala sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

O filme, disponível na Star+, é uma adaptação da obra escrita por N. H. Kleinbaum e recebeu quatro indicações ao 62° Oscar, incluindo os de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor ator.Há seis pessoas reunidas em uma sala, com uma criança segurando uma torta. O clima é de descontração e curiosidade. 7 filmes encantadores para amantes de livros

Foto: reprodução / Netflix

3. A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Casca de Batata (2018)

Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra. Lá, ela constrói profundos relacionamentos com os moradores da ilha e decide escrever um livro sobre as experiências deles na guerra.

Originalmente publicada em livro, a história foi escrita por Mary Ann Shaffer e Annie Barrows e lançada no Brasil em 2009. O filme, que pode ser visto na Netflix, entrou no catálogo da plataforma desde o ano de sua divulgação, em 2018.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

 Filmes que transformam

 15 filmes que despertam sensações sobre a vida

 Filmes para aquecer a almaDuas pessoas com trajes antigos estão debruçados sobre uma mesa analisando papéis em uma sala também com decoração antiga.

Foto: Reprodução

4. O Mestre dos Gênios (2016)

A produção, disponível na HBO Max, é uma biografia de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe.

O filme acompanha a vida pessoal de Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.Foto de duas crianças (um menino e uma menina) correndo na neve.

Foto: Divulgação

5. A Menina que Roubava Livros (2013)

Baseado no livro sucesso de vendas, o filme, que pode ser assistido na Star+, conta a história comovente de uma menina que transforma a vida dos que estão à sua volta durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha.

Quando sua mãe já não pode mais cuidar dela, Liesel (Sophie Nélisse) é adotada por um casal alemão. Apesar de ser analfabeta quando chega à família, Liesel é incentivada a aprender a ler por seu pai adotivo. O casal acolhe Max, um judeu fugindo do exército de Hitler, que acaba se tornando amigo de Liesel.

As palavras e a imaginação acabam dando aos amigos uma forma de fuga dos acontecimentos à sua volta neste filme extraordinário, dirigido por Brian Percival.Foto de um homem ao centro com barba branca e cabelo liso, ao lado direito dele, uma mulher com vestido branco, cabelo cacheado e olhar sério. Do lado esquerdo dele, uma mulher com cabelo liso preto e sorriso discreto.

Foto: © NOS Audiovisuais

6.  Colette (2018)

Colette (Keira Knightley) é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo e com o seu parceiro que tenta ganhar créditos em cima de suas obras de maneira ilegal. Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura.

O filme, que revela o poder e a determinação de uma escritora no início do século XX em meio ao machismo e às dificuldades em construir uma carreira, está disponível na Amazon Prime e HBO Max.

MAIS SOBRE LIVROS:

– Uma seleção de livros que abraçam

– 6 livros para organizar a bagunça da vida adulta

– Livros para quem não tem tempo para ler7 filmes encantadores para amantes de livros

Foto: Divulgação

7. A Livraria

No final da década de 1950, Florence Green (Emily Mortimer), uma mulher gentil e determinada recém-chegada em uma pacata cidade do litoral da Inglaterra decide abrir uma livraria. Contudo, sua iniciativa é vista com maus olhos pela conservadora comunidade local, que passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a a lutar por seu estabelecimento.

O filme, que pode ser visto na Netflix, revela uma história inspiradora e comovente, apesar dos percalços e das dificuldades encontradas para que a livraria pudesse existir.

Gostou da nossa seleção? Se você acha que outro filme poderia ter aparecido aqui, escreva para a gente nos comentários.

*ALESSANDRO FERNANDES é estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará e estagiário na Vida Simples. Natural do Rio Grande do Norte, acredita no veganismo popular como uma das ferramentas de transformação da sociedade e no potencial da escrita e do Jornalismo em tocar as pessoas.

Fonte: Vida Simples

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-