27.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Faculdade Senai de Dourados tem nota de excelência em avaliação do MEC e pode ter curso de Engenharia Elétrica

- Publicidade -

Fonte: Assessoria Sistema Fiems

Estrutura de alto nível, trabalho de qualidade e o potencial da região podem ampliar a capacidade de ensino da Faculdade Senai de Dourados. A instituição alcançou nota de excelência em avaliação do (MEC) Ministério da Educação. O conceito 4, numa escala de 1 a 5, abre caminho para implantação de curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Segundo o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, a previsão é fazer ajustes para alcançar a nota máxima e iniciar o curso em 2023. “A cada etapa da educação do Senai, avançamos com aquilo que a sociedade, os órgãos públicos e privados estão nos demandando. O curso de Engenharia Elétrica foi uma demanda que, de maneira muito rápida, procuramos fazer os ajustes para atender os requisitos do MEC”, relatou.

O gerente regional do Senai, Marco Aurélio Martinez Elias, lembra que a unidade já atua como um polo eletrotécnico, com turmas de cursos técnicos abertos todos os semestres, o que já demonstra demanda para futura graduação na área. “Seria um grande diferencial já que nenhuma outra instituição da região tem o curso de Engenharia Elétrica”, afirma.

Marco Aurélio destaca ainda o ambiente propício para a abertura do curso, pois a cidade é universitária, com universidades estadual e federal, e atrai jovens dos municípios vizinhos em busca de aperfeiçoamento. “Não visamos apenas Dourados, mas público de toda a região que, além de ser atendida por indústrias, oferece vagas na área da construção civil”, avaliou. 

Atualmente, além de cursos técnicos, a Faculdade Senai de Dourados oferece cursos de pós-graduação. O MBA em Engenharia de Produto e o MBA em Gestão de Energias Renováveis qualificam profissionais de nível superior e oferecem 80 vagas.

O coordenador de cursos superiores da insituição, Alan Viller, ressaltou o esforço do corpo docente e técnicos-administrativos para a boa avaliação. “Sem dúvida, toda a instituição de ensino saiu fortalecida desse trabalho”, completou.

Processo de avaliação

A comissão do Ministério da Educação responsável pela avaliação realizou visita virtual à Faculdade Senai de Dourados entre os dias 18 e 19 de julho deste ano. Foram dois dias de trabalho em que a comunidade interna da faculdade apresentou a instituição, considerando os indicadores necessários à composição da nota do curso.

Participaram do encontro a equipe de docentes, coordenações do ensino superior, secretaria acadêmica, bibliotecária, coordenação administrativa, assistentes técnicos e demais gestores.

A avaliação do o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) analisa três dimensões: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e tutorial, e infraestrutura instalada.

O curso de Engenharia Elétrica da Fatec Senai Dourados será ofertado assim que o processo for finalizado e expedida a portaria de autorização pelos órgãos avaliativos.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-