15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

8 de agosto – Dia de São Domingos de Gusmão

- Publicidade -

Fonte: Calendarr

Esta data celebra a figura de São Domingos Gusmão, o fundador da Ordem dos Pregadores, também conhecida como a Ordem dos Dominicanos. Este santo também é considerado pela Igreja Católica o padroeiro dos astrônomos e do estado brasileiro de Tocantins.

Domingos Gusmão, nasceu em 24 de junho de 1170, numa família de alta linhagem, na pequena vila de Caleruega na Espanha. Na época, este lugar pertencia ao reino de Castela.

Desde criança, Domingos já apresentava sinais de ser uma pessoa culta, ao mesmo tempo que se mostrava extremamente caridoso com os mais desafortunados.

Aos 24 anos, o jovem foi ordenado padre e, devido a sua grande competência no exercício de seu ministério, Domingos foi convocado para atuar no governo do rei Afonso VII.

Entre as principais ações deste santo, têm destaque o combate a heresia dos cátaros, que defendiam a ideia da reencarnação. Da mesma forma, São Domingos difundiu a devoção do rosário no Ocidente.

Domingos também fundou a Ordem Segunda, a qual é dirigida apenas às mulheres.

Após a sua morte, São Domingos de Gusmão foi canonizado pelo Papa Gregório IX em 3 de julho de 1234.

Oração a São Domingos de Gusmão

“Ó Deus, que os méritos e ensinamentos de São Domingos venham em socorro da vossa Igreja, para que o grande pregador da vossa verdade seja agora nosso fiel intercessor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-