Visando proporcionar adequação à realidade da rotina dos profissionais da saúde, a vereadora Cida Farias solicitou ao prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, por meio de indicação apresentada na sessão da câmara na segunda-feira, 22 de agosto, a reestruturação do plano de cargos e salários dos servidores públicos do município de Amambai, elaborando um específico para os profissionais da saúde.
Segundo a vereadora, o plano de cargos e salários tem como objetivo regulamentar a atuação dos servidores efetivos no município e estabelecer regras de remuneração, progressão e ascensão funcional. No entanto, existem cargos que, embora sejam similares, considerando a Classificação Brasileira De Ocupações (CBO), na prática têm funções, responsabilidades e exigência de qualificações completamente diferentes.
Cida exemplifica usando o caso do motorista de UTI Móvel. “Este profissional está exposto não só ao risco inerente à ação de pilotar um veículo como um motorista convencional, mas também ao risco biológico. Os motoristas também precisam possuir conhecimentos técnicos mínimos relacionados ao seu próprio cuidado e ao cuidado dos ocupantes do veículo, como o uso de equipamentos de socorro, máscaras, luvas, macas, entre outros equipamentos envolvidos na locomoção de um paciente.”
Cida finaliza dizendo que, tanto a qualificação necessária, a jornada adequada, a remuneração justa e a progressão de carreira não podem ser a mesma de um profissional motorista de outra secretaria, haja vista que a atuação profissional é totalmente diferente.
“Com base nisso, se faz necessário um estudo para que seja implantado um plano de cargos, salários e carreiras específico para os profissionais de saúde, com o objetivo de especificar e detalhar e adequar condições do PCS à realidade da atuação neste segmento tão importante e necessário para a nossa população. ” Justificou Cida.
Fonte: Geovana Biron – Redação