17.1 C
Dourados
domingo, 19 de maio de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

Por José Luiz Nunes Moreira

Jornalista

Depois de um período em off, a coluna Prosa & Política volta a ser publicada no jornal eletrônico Amambai Notícias. A partir desse mês, às sextas-feiras, leitores do veículo terão novamente a oportunidade de conferirem um olhar diferenciado e crítico das notícias, eventos, fatos e reflexões sobre acontecimentos ocorridos e relacionados a Amambai.

75 anos de Amambai

Iniciamos nossa prosa destacando dois lances que rechearam a agenda nos últimos dias. Começamos pela programação – sortida de atividades culturais, desportivas, lançamentos e inaugurações de obras – promovidas pela prefeitura, alusiva a comemoração dos 75 anos de emancipação político-administrativa do município. Investimentos de mais de 40 milhões de reais para a construção de casas populares, ampliação do Hospital Regional e obras de pavimentação asfáltica e de drenagem em várias vilas da cidade foram anunciadas pelo prefeito Dr. Bandeira.

6° Encontro dos Filhos e Amigos de Amambai

Outro acontecimento de destaque na agenda foi a realização do 6° Encontro dos Filhos e Amigos de Amambai. Criado em 2015 no aplicativo WhatsApp, o grupo, nominado Conheci Antônia Vera (CAV), reúne cerca de 130 participantes ativos, com o objetivo de agrupar os cidadãos amambaienses natos e os não nascidos em Amambai, os que não residem mais na Cidade Crepúsculo com os que ainda moram em Amambai.

Anualmente, o grupo realiza encontros, sempre no mês de setembro, mês do aniversário de Amambai, com a participação de cavianos, familiares e amigos. Nos entreveros, o grupo realiza atividades desportivas e um jantar dançante, oferece pratos típicos da culinária regional, como pucherada e churrasco, e também homenageia personalidades históricas do município.   

Neste ano, o Encontro ocorreu nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro e reuniu cerca de 250 pessoas. Os esportistas Nelson Antônio da Cruz (Galego) e Carlos Serejo (Carlinhos) receberam honrarias por suas participações no desenvolvimento do futebol amambaiense.  

Aprovação do prefeito e do governo de Amambai

Na política, chama atenção a aprovação e certeza que a maioria da população amambaiense tem na figura do prefeito Dr. Bandeira. Confiabilidade demonstrada na pesquisa de opinião pública, realizada nos dias 5 e 6 do mês de agosto deste ano, onde 70,2% dos 500 entrevistados consideram boa ou ótima a gestão e 60,2% afirmam que votam no candidato indicado por ele para sucede-lo no paço municipal Sidney Batista. A consulta popular, coletando a opinião dos moradores sobre as eleições do próximo ano foi realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência.

O pluralismo político do prefeito, envolvendo agremiações políticas partidárias do campo democrático na gestão, tem garantido investimentos e recursos para o desenvolvimento sustentável do município e destacado o prefeito como bom gestor.

Vereanças destaques de Valter Brito e Odil Puques

Difícil falar de ações políticas em Amambai e não lembrar dos vereadores Valter Brito e Odil Puques. A participação ativa do vereador Brito junto aos poderes legislativo e executivo nos últimos anos tem sido destaque na política amambaiense. Brito está exercendo o quinto mandato, ocupou por duas vezes a presidência da Câmara, foi vice-prefeito e, agora, escolhido para ocupar o cargo de liderança do executivo no poder legislativo, função que já exerceu na gestão do ex-prefeito Dirceu Lanzarini.

Em relação ao vereador Odil Puques, é surpreendente sua dedicação no exercício do mandato. O sujeito arregaçou as mangas e foi a campo buscando executar ações que sempre sonhou. Através de parcerias com setores privados e públicos, o vereador criou o projeto Amigos da Comunidade, como também o projeto de incentivo a avicultura na aldeia Amambai. Nas áreas da educação, desporto e cultura vale destacar o projeto da Kombiteca, a participação efetiva, in loco, na promoção e realização de campeonatos diversos, a instituição da Dança do Chupim e as ruínas da hidroelétrica do Panduí como patrimônios histórico e cultural municipal. O sujeito não é moloide. 

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-