20.2 C
Dourados
domingo, 19 de maio de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

Por José Luiz N. Moreira

Jornalista

Depois de 30 anos, Amambai tem oportunidade de eleger seu deputado estadual

Pela quarta vez, a população de Amambai poderá ter um representante nato na assembleia legislativa do Estado. Na década de 70, em duas eleições, o amambaiense Zenóbio Neves dos Santos teve o aval da população para ocupar uma cadeira de deputado.

No início da década de 90, passados 12 anos sem uma voz na assembleia legislativa de MS, os moradores do antigo Patrimônio União juntaram votos e elegeram o então ex-prefeito Anilson Rodrigues de Souza (Prego) para representar os interesses do município e ocupar uma das 24 cadeiras de deputado no plenário Júlio Maia do poder legislativo estadual.

Agora, após uma ressaca de 30 anos, os eleitores do município, com sutileza, estão provocando o prefeito Dr. Bandeira a continuar no cenário político. A especulação está fundamentada nas manifestações apresentadas nas últimas duas pesquisas de opinião pública realizadas no município.

Na primeira, ocorrida nos dias 5 e 6 de agosto, 70,2% dos entrevistados consideraram como boa ou ótima a atual gestão. Na segunda, ocorrida nos dias 10 e 11 de outubro, a aceitação subiu para 71%, uma demonstração que a aceitação popular é segura.

Com experiência de quase 11 anos no exercício da função pública (quatro como vice-prefeito e sete como prefeito), Bandeira conquistou deferência nos cenários políticos federal, estadual e municipal pelo seu comportamento democrático; é respeitado pelos partidários e respeitoso com os adversários políticos.

A necessária representatividade, somada à conjuntura política favorável, avaliza Dr. Bandeiro como sendo o personagem da vez para pleitear o cargo de deputado.

Vamos ver. Tomara que não seja mera especulação e que o especulado tenha interesse e encare a peleia. Como diz ditado popular: Cavalo arriado não passa duas vezes no mesmo lugar.

O que é ser de Direita? O que é ser de Esquerda?

Pré-candidatos a prefeito de Amambai falam sobre esta temática

Na coluna anterior, ressaltamos a importância de a população saber o que pensam sobre política os pretendentes a ocupar o principal cargo político do munícipio.

Nos últimos anos, devido a polarização no processo político eleitoral entre praticamente dois grupos, o eleitorado está sendo convocado a escolher entre dois segmentos: Direita ou Esquerda.

Neste sentido, encaminhamos aos possíveis pré-candidatos a prefeito de Amambai, Valter Brito, Geverson Vicentin, Janete Cordoba e José Bambil, nomes divulgados na imprensa, as seguintes perguntas: O que é ser de Direita? O que é ser de Esquerda?

Na próxima coluna, vamos descrever o pensamento dos pré-candidatos sobre este assunto.

Erramos:
Não são 40 anos que Amambai está sem um representante na Assembleia Legislativa de MS, e sim 30 anos.
O texto desta coluna foi editado com a devida correção.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-