18 C
Dourados
domingo, 19 de maio de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

#Eleições2024

O que é ser de Direita? O que é ser de Esquerda?

Os quatro pré-candidatos à prefeitura de Amambai – Janete Córdoba, José Bambil, Valter Brito e Geverson Vicentim – foram contatados e questionados sobre O que é ser de Direita? O que é ser de Esquerda?

Os posicionamentos sobre este tema de Valter Brito e Geverson Vicentim foram publicados nas duas últimas colunas. Janete Córdoba e José Bambil não se manifestaram, tampouco contataram este colunista.  Até o fechamento desta coluna, não houve retorno de Janete e de Bambil, mesmo julgando que as pré-candidaturas estejam mantidas.

Nos bastidores, a prosa dos analistas políticos de plantão é de que o partido do José Bambil tem outro nome na agulha para substituí-lo e que a vereadora Janete, apesar da destreza no corpo-a-corpo, tem tido dificuldade em agregar lideranças partidárias ao seu redor.

Caso a especulação não se confirme, e ambos sigam sendo pré-candidatos, esta coluna está a aberta e a disposição dos dois para publicar seus posicionamentos sobre o tema.

É essencial informar à população o pensamento dos pré-candidatos a ocuparem o principal cargo político do município sobre a polarização em voga. Este é o objetivo. Nesse sentido, destacamos a postura política dos pré-candidatos Geverson Vicentim e Valter Brito por entenderem ser importante que a população saiba o que pensam sobre o tema.

Os termos Direita e Esquerda e a Revolução Francesa

O par de termos opostos – Direita e Esquerda, surgido na Revolução Francesa (1789-1815), provoca debates ideológicos e políticos até a atualidade. Não é de hoje que a classe política de Amambai também convive com os dois conceitos.

Durante 21 anos, de 1964 a 1985, a população amambaiense foi impedida de escolher através do voto o prefeito do Patrimônio União. Neste período, frear possível ameaça comunista era a justificativa do Regime Militar, que conduzia as decisões políticas. As pessoas que discordavam das medidas eram taxadas de Esquerdistas.

Passados 37 anos, a expressão retorna na linguagem política, onde, o perigo do comunismo tem sido palavra de ordem de segmentos autodenominados de Direita. No município, o evento público Simpósio da Direita, ocorrido no mês de outubro, ressalta a necessidade de abordagem coesa e unificada para fortalecer a presença da direita na política.

Nova direção do PP de Amambai visa eleição da majoritária

Filiados do Partido Progressista (PP) de Amambai iniciam transição dos membros do diretório municipal da sigla. A substituição nos cargos de direção está fundamentada no interesse de fortalecer o partido para participar do processo eleitoral do próximo ano. “Vamos participar do pleito disputando cargos da majoritária, de prefeito e vice-prefeito”, afirma um dos membros da nova diretoria.

O atual presidente municipal do PP, ex-vereador Maikel Ruiz, vai entregar o cargo ao produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan da Silva. Serão também empossados na comissão provisória Christiano Bortolotto, como vice-presidente; Rodrigo Selhorst, como secretário, e Diogo Peixoto, como tesoureiro.

Com cerca de 200 filiados, o partido tem representantes com cargos eletivos nos poderes executivo e legislativo do município: o vice-prefeito Rodrigo Selhorst e os vereadores Odil Puques e Paulo Sérgio Locutor.

Por José Luiz Nunes Moreira

Jornalista

DRT/RS 5759-21/100

Prosa & Política
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-