18 C
Dourados
domingo, 19 de maio de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

Pré-candidatos vão à Brasília

Nos últimos dias, de olho nos votos dos cerca de 20 mil eleitores amambaiense, pré-candidatos ao cargo de prefeito investiram no contato com lideranças da esfera federal. Valter Brito e Janete Córdoba bateram perna na capital do país, percorrendo gabinetes de políticos sul-mato-grossenses.

O vereador Valter Brito (PSDB) esteve em Brasília acompanhando o prefeito Dr. Bandeira e a gerente de convênios da prefeitura, arquiteta Jucélia Barros. Na oportunidade, eles participaram de audiências com parlamentares federais do Estado e órgãos do governo federal e apresentaram projetos para execução de obras no município, a serem implantadas tanto na cidade como na área rural e nas aldeias do Patrimônio União.

Acompanhada dos advogados André Luiz Priete e Gastão Tambara, a vereadora Janete Córdoba (PSDB) também esteve na capital federal mantendo audiências com parlamentares do MS e órgãos públicos da União. Na ocasião, a vereadora reuniu-se com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Henrique Baqueta Favaro. No encontro com o ministro, a parlamentar solicitou serviços de manutenção das estradas rurais do município.

Ninho tucano recheado de pré-candidatos a prefeito

Além dos vereadores Valter Brito e Janete Córdoba já terem manifestado vontade de substituírem o atual prefeito Dr. Bandeira, o ex-vereador professor Ailton Salgado afirma estar voltando para o município com intenção de disputar o mesmo cargo.

Detalhe: assim como Bandeira, os três pré-candidatos são filiados ao PSDB, tucanos de carteirinha.

Segundo Ailton, hoje, 17,ele estará em Amambai; às 20h interage com internautas via Live, e também se encontra com grupo de pessoas que o apoiaram no período que exerceu mandato como vereador.

PL anuncia seu pré-candidato a prefeito

O PL bateu martelo e indicou o médico veterinário Cleir Vieira Martins Junior como pré-candidato da sigla. O anúncio foi feito pelo suplente da senadora Tereza Cristina, Tenente Portela.

Turbulência a vista – E agora, José?

Prosa que corre solta nos bastidores da política amambaiense é que, dos três interessados peessedebistas a galgarem o principal cargo político municipal, aquele que estiver mais afinado com as políticas públicas da atual gestão deverá receber voto de confiança e apoio do atual alcaide.

Bom lembrar que na pesquisa, realizada pelo Instituto Ranking Pesquisa, nos dias 10 e 11 de outubro, mais de 70% dos entrevistados apontam como boa e ótima a atual administração. Portando, sem o aval do prefeito o pleito não é promissor.

Entrevero na Câmara

Durante sessão ordinária do poder legislativo, realizada nessa segunda-feira, dia 13, duas vereadoras exaltaram seus discursos, proferindo debates pouco republicanos. Pode ser que o fato de estarmos a menos de um ano do pleito eleitoral esteja aflorando as animosidades.

Operação da Gaeco – Laços Ocultos

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC), e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta quinta-feira (16/11), a Operação Laços Ocultos, tendo como objetivo o cumprimento de 6 (seis) mandados de prisão preventiva e 44 (quarenta e quatro) mandados de busca e apreensão, nos Municípios de Amambai/MS, Campo Grande/MS, Bela Vista/MS, Naviraí/MS e Itajaí/SC, em apoio à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Amambai.
 
A investigação iniciada pela 1ª Promotoria de Justiça de Amambai, e desdobrada pelo GECOC, apura a existência de organização criminosa voltada para a prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, fraude em licitações e contratos públicos, e lavagem de dinheiro. Dentre os alvos estão dois vereadores, quatro secretários municipais, servidores públicos e empresários.

Segundo informações extraoficiais, vereadores e servidores municipais estariam entre os alvos da operação, com mandados de busca e de prisão, assim como duas construtoras estariam entre as investigadas.

Tanto a Prefeitura como a Câmara emitiram nota de esclarecimento afirmando que deram o suporte e o acesso necessários- aos órgãos, à documentação e à inspeção em computadores, bem como prestaram as explicações solicitadas.

A investigação deverá ofuscar a pretensão de possíveis agentes interessados a pleitearam cargos eletivos no patrimônio. E a expectativa é que as suspeitas sejam rigorosamente apuradas para que não haja injustiças e que narrativas inconsistentes não ocorram – evitando que pseudos salvadores da pátria e/ou falsos moralistas sejam beneficiados.

Por

José Luiz Nunes Moreira

DRT/RS 5759-21/100

Prosa & Política
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-