Desistência, novos nomes e manifestação de apoio do atual prefeito a provável pré-candidatura do ex-prefeito Sérgio Barbosa para retornar ao cargo esquentaram o tabuleiro político do Patrimônio nos últimos dias.
Desistência
Na semana passada, o pré-candidato do Partido Liberal (PL), médico veterinário e empresário, Cleir Vieira Martins Junior, publicou nas redes sociais nota comunicando a retirada de sua pré-candidatura a prefeito; alegou motivos pessoais. Cleir contava com apoio do Partido Novo.
Desistências?
Devido ao silêncio das últimas semanas, os pré-candidatos Geverson Vicentim e Valter Brito também deverão compor o rol dos desistentes a pleitearem a conquista do cargo.
Tirando o corpo fora
Como o embate já começou, todos os eleitores devem se informar do pensamento das pessoas que pretendem cuidar do município por quatro anos ao menos.
Nesse sentido, a coluna tem provocado, e vai continuar questionando, os pretendentes sobre assuntos pertinentes ao cargo, como concepção ideológica, planos de governo nas áreas da educação, saúde, cultura, assistência social, desenvolvimento sustentável, e demais assuntos de interesse local.
Já participaram do debate os pré-candidatos Geverson Vicentim (PDT), Valter Brito (PSDB), Professor Ailton (União Brasil), Cleir Junior (PL)e Simone Marssaro (PP).
Segue calada e sem interação com esta coluna a vereadora e pré-candidata Janete Córdoba (PSDB), mesmo tendo sido contatada várias vezes para que se manifestasse publicamente sobre suas pretensões para o executivo municipal de Amambai.
Bom lembrar que os eleitores precisam estar preparados para todas as questões que irão resolver o pleito. Assim, para que depois possam cobrar dos eleitos as promessas eleitorais da campanha.
Quando não se posicionam, não falam, não discutem e ficam no silencio, tiram o corpo fora.
Novos
Com a desistência do veterinário em concorrer ao pleito, o Partido Novo aproveitou a lacuna para lançar o filiado Ricardo Renato Habitzreuter como pré-candidato a concorrer ao cargo de prefeito.
Nos meandros das prosas políticas, tem sido ventilada a disposição do empresário Wesley Nogueira, o Lelo, em participar diretamente do processo eleitoral como pré-candidato ao principal cargo político do município.
Lelo afirmou à coluna que o assunto está sendo discutido com a família e que dois partidos já demonstraram interesse na sua filiação.
Renovação da parceria?
Agora, o que esquentou mesmo a movimentação das peças do jogo político foi a manifestação pública do atual prefeito, Dr. Bandeira, reverenciando a presença do ex-prefeito Sergio Barbosa na cerimônia de inauguração da escola municipal Novo Horizonte, ocorrida na sexta-feira, dia 19 de janeiro.
“Agradeço a presença do ex-prefeito e talvez futuro prefeito de Amambai Sérgio Barbosa”, disse Bandeira. De 2012 a 2016, Bandeira foi vice-prefeito na gestão de Sergio Barbosa. Parece, apenas parece, que a parceria será renovada nesta eleição.
Questionado pela coluna sobre definição de sua pré-candidatura, Barbosa preferiu sair pela tangente. “Ainda não defini… alguns entendem que sim [sou candidato]”.
A nova instalação da escola municipal Novo Horizonte foi construída com recursos provenientes do Grupo Solo Mio, empreendimento agrícola – na MS -289, entre os municípios de Amambai e Juti; é a única unidade de ensino na região.
Estiveram presentes o governador Eduardo Riedel, prefeito de Amambai Dr. Bandeira, os deputados Luiz Ovando (federal) e Zé Teixeira (estadual), vereadores, secretários estaduais e municipais e membros do Grupo Solo Mio.
Pés na estrada
A pré-candidata do Partido Progressista (PP), Simone Marssaro, colocou os pés na estrada na busca de familiarizar-se com as instancias do poder político. Na segunda-feira (22), acompanhada de empresários do município, manteve reunião com o governador do Estado, Eduardo Riedel. Segundo Simone, no encontro foram apresentados ao governador projetos para impulsionar o desenvolvimento sustentável do município de Amambai.
O pré-candidato Professor Ailton Salgado (Rede) não informou agenda.
Por
José Luiz Nunes Moreira
DRT/RS 5759-21/100