40.1 C
Dourados
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Direita x Esquerda

- Publicidade -

A coluna publica nesta semana o depoimento do produtor rural Ricardo Renato Habitzreuter, pré-candidato a prefeito de Amambai pelo Partido Novo. Renato responde pergunta já encaminhada aos pré-candidatos Valter Brito (PSDB), Geverson Vicentim (PDT), Janete Córdoba (PSDB), Cleir Junior (PL), Simone Marssaro(PP) e Professor Ailton (União Brasil).

O tema proposto para reflexão – O que é ser de Direita? / O que é ser de Esquerda? – está em pauta no debate político nacional, deixando eleitores e leitores da coluna mais esclarecidos sobre os posicionamentos dos pré-candidatos.

Com exceção da vereadora Janete, que não se manifestou nem retornou nosso contato, todos os demais interagiram com nossa coluna. Desta maneira, a pretensa candidata a prefeita de Amambai deixa seus possíveis eleitores sem saberem o que pensa sobre o assunto.

Veja o que pensa o pré-candidato Ricardo Renato (Novo) sobre Direita e Esquerda

Me identifico ideologicamente com os princípios da Direita. Defendo a liberdade, a valorização da célula familiar, o respeito as crenças religiosas e o fim dos privilégios e mordomias com o dinheiro público.

Considero o tripé Saúde, Educação e Assistência Social como sendo a base estruturante de uma gestão pública de qualidade. Entendo que prefeitura deve ser administrada com simplicidade, leveza e eficiência.

Para isso, valorizaremos o pessoal efetivo do quadro de servidores municipais, trabalhando com um mínimo necessário de pessoas para o desenvolvimento dos serviços. O cidadão em primeiro lugar!

Provocação sadia

Esta coluna seguirá provocando o debate e mostrando o preparo e as intenções dos pré-candidatos, caso sejam vitoriosos no pleito eleitoral deste ano, acerca de assuntos relevantes, tais como, concepção ideológica e plano de governo nas áreas da educação, da saúde, da assistência social, do meio ambiente, da industrialização e da agricultura.

Pré-candidato do PT a prefeito de Amambai

O ex-vereador, atual secretário municipal de Meio Ambiente e presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Luciney Bampi, anunciou nas redes sociais sua pré-candidatura a prefeito de Amambai. O petista destacou sua trajetória política com dois mandatos de vereador, atuando também como secretário de Meio Ambiente e de Gestão no município.

Bom exemplo de parceria entre os setores público e privado

Financiada pelo Grupo Solo Mio, foi inaugurada no dia 19 de janeiro as instalações da escola municipal Novo Horizonte, localizada na rodovia MS-289 KM 38, entre os municípios de Amambai e Juti.

A unidade escolar será administrada pelo Estado do MS e pelo município de Amambai, através das secretarias estadual e municipal de Educação. A indicação da obra foi apresentada pelo vereador de Amambai, Paulo Sergio.

“A educação pode fazer, e faz, a transformação do nosso Estado. Esta escola, mais próxima dos alunos, pode dar condições de progresso, principalmente para aqueles que mais precisam”, disse o governador Eduardo Riedel.

“A educação é nosso bem mais precioso, tenham certeza que estaremos oferecendo tudo – professores, kits escolares e o que for possível para que ensino seja ímpar dentro desta unidade. Parabéns a Família Gollo por tirarem recursos de seu próprio patrimônio para transformar este sonho em realidade”, ressaltou o prefeito Dr. Bandeira.

“Eu aprendi que se a gente quer fazer alguma coisa diferente, temos que começar a mudar primeiro perto de nós. Estamos nos movimentando e lutando para a nossa região melhorar e prosperar. A escola é uma devolução para a sociedade”, disse Rafael Gollo, CEOdo Grupo Solo Mio.

Experiência a ser seguida

A expectativa é que grupos empresariais do município incorporem a iniciativa, realizando ações conjuntas com o poder público na área da Educação, combinando a eficiência do setor privado com a característica do setor público na busca de garantir desenvolvimento sustentável, no território do Patrimônio.

Todos ganham. Ganha a iniciativa privada, com oferta de mão-de-obra qualificada, e o cidadão, com a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Existe lei federal de incentivo as Parcerias Público Privada (PPP).

Divulgue na coluna Prosa&Política

`Tô` me coçando pra divulgar ações de parcerias efetivadas pelas cooperativas instaladas no município, como a Coamo, Lar, C Vale….um dia, quem sabe!

Alô, alô cooperados e gestores das cooperativas, a coluna está aberta para a divulgação de ações similares como a da Prefeitura de Amambai em parceria com o Grupo Solo Mio.

Mais sobre Direita e Esquerda

Saiba mais sobre o assunto lendo matéria feita com Adriano Gianturco, professor de Ciência Política do IBMEC-MG, PhD em Teoria Política e Econômica (Universitá di Genova), Mestre em Relações Internacionais (Universitá di Torino) e Bacharel em Ciência Política e Relações Internacionais (Universitá Roma Tre). Link: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/diferenca-entre-esquerda-e-direita,

Por

José Luiz Nunes Moreira

DRT/RS 5759-21/100

Novo é de Direita e não de Extrema Direita
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-