23.1 C
Dourados
domingo, 28 de abril de 2024

Eleições 2024: Quem apoia quem?

- Publicidade -

Tendências de vereadores no pleito eleitoral desse ano

Vereadores de Amambai têm intensificado movimentações na construção de candidaturas e na definição de estratégias mirando as eleições de outubro.

Bom lembrar que janela partidária, abriu ontem, 7 de março, e fecha no dia 5 de abril. Período que vereadoras e vereadores que desejam mudar de partido político poderão fazer a troca de legenda sem perder o mandato. 

Bom ficar de olho

Aprovadas recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), normas inibirão falácias e falsidades durante os meses de campanha eleitoral. Nessas eleições, o uso da Inteligência Artificial, deepfakes, redes sociais e lives serão monitoradas pelas autoridades responsáveis pelo processo eleitoral. Evitar que falso recado eletrônico possa desvirtuar a cidadania é o objetivo principal.

PSDB

Devido a ameaça de concretizar o apoio do presidente do diretório municipal do PSDB, Dr. Bandeira, para a pré-candidata do ninho tucano, vereadora Janete Córdoba, será preciso muita prosa e habilidade política para enquadrar as vereadoras sociais democráticas- Aparecida Neves (Cida), Ligia Borges e Rosa Linda – na proposição eleitoral de apoiar a pré-candidata tucana.  

A vereadora Cida, sendo originária das bençãos do ex-prefeito Dirceu Lanzarini, tem facilidade de seguir voo próprio. Agora, as vereadoras Ligia Borges e Rosa Linda, imagino que terão constrangimento em não acompanhar o prefeito Bandeira, corresponsável pela conquista desses dois mandatos na Câmara de Amambai.

Pois é, as rusgas das três parlamentares com a pré-candidata peessedebista podem atrapalhar na abordagem para pedir o apoio popular para a chapa majoritária. Aguardamos o desenlace para ver os caminhos que seguirão.

PP/MDB

Fonte garante como sacramentado o apoio dos vereadores progressistas, Odil Puques e Paulo Sérgio, a pré-candidatura do ex-prefeito Sérgio Barbosa (MDB) ao cargo de prefeito.

Nos bastidores da política, a prosa é que nos próximos dias será realizado um ato político para lançar as candidaturas das duas siglas na majoritária (MDB/PP), sendo o ex-prefeito Sergio como candidato a prefeito e Simone Marssaro como vice.

Sérgio não fala sobre o ato. Questionado pela coluna das novidades no cenário político, afirma estar ofuscado. “Ainda não dá para prever muita coisa…terminando a janela para troca de partido, o jogo vai iniciar de verdade”, comentou Barbosa.

PDT

O pré-candidato trabalhista, vereador Geverson Vicentim, já declarou não ser mais candidato a prefeito. Nos bastidores, a conversa é que o edil deve apoiar a pré-candidatura do emedebista Sérgio Barbosa.

PL

Nos bastidores da política, analista de plantão comenta que o pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal (PL), Zé Bambil, assumiu a sigla no compromisso de compor a chapa majoritária da pré-candidata Janete Córdoba, disputando o cargo de vice. Agora, com o iminente apoio do Dr. Bandeira à vereadora, não se sabe o que vai ocorrer. Como a politica tem sua dinâmica, aguardamos notícias!

NOVO

Ricardo Renato Habitzreuter informou à coluna que está confirmada sua pré-candidatura a prefeito e que no momento a sigla está discutindo nomes para compor com ele a chapa majoritária e a de vereadores.

Ricardo ressalta estar elaborando o esboço do plano de governo e informações socioeconômicas do município para apresentar aos membros do diretório nacional na cidade de São Paulo.

Instigado a adiantar pontos do documento, Ricardo disse o seguinte: “Vai ser uma apresentação resumida da minha profissão, minha opção religiosa, as bandeiras que defendo, uma breve apresentação de Amambai; suas dificuldades e suas soluções, tudo de forma resumida”, comenta Renato.

PT

O pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT),Luciney Bampi, mantém candidatura apostando no histórico da sigla no município. A sigla já conquistou o poder executivo, elegeu deputado estadual e hoje tem dois vereadores, além da destinação de recursos para atender as comunidades indígenas, a agricultura familiar e a implantação do Mercado Municipal, viabilizados por parlamentares petistas.

Nesta semana, Luciney anunciou apoio do deputado federal Vander Loubet (PT) a sua pré-candidatura.

Boas para a Cultura em Amambai

Projeto de Lei apresentado pelo vereador Odil Puques (PP), na última segunda-feira, 4, propõe a inclusão de músicos amambaienses na programação de eventos promovidos pelo poder público onde há a contratação de artistas consagrados nos cenários nacional e regional.

A iniciativa do vereador garante cache e presença dos músicos da cidade nas apresentações.

A ideia é boa, se aprovada pelas comissões e plenário do poder legislativo e sancionada pelo poder executivo, a lei garantirá obrigatoriedade na contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjunto musicais locais na abertura de shows ou eventos municipais, financiados por recursos públicos no âmbito do município de Amambai.

Outra das boas na área da cultura, é a apresentação de peças de teatro nas vilas da cidade. O projeto, realizado pela prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Desporto e Cultura (Sedesc),é dirigido pela atriz Alessandra Tavares.

“Com a liberação de recursos do Governo Federal, conseguimos contratar professores; com isso, estamos incluindo várias manifestações artísticas nos bairros – começamos com o teatro”, diz Alessandra.

A descentralização junto aos moradores das vilas atende solicitação apresentada pela presidente do poder legislativo, vereadora Ligia Borges, ressalta Alessandra.

Por

José Luiz Nunes Moreira

DRT/RS 5759-21/100

Novo é de Direita e não de Extrema Direita
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-