31.4 C
Dourados
sábado, 27 de abril de 2024

Brasil tem mais de 5.500 municípios; Amambai está entre os 100 contemplados com o Instituto Federal

- Publicidade -

Instituto Federal consolida Amambai como polo regional

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira (PSDB), está comemorando a confirmação do município estar entre os 100 do Brasil que foram contemplados com a implantação de um campus do Instituto Federal da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica.

A confirmação foi selada durante solenidade ocorrida na manhã do dia 12 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Bom lembrar que em 2021 o prefeito já tinha anunciado disponibilizar as instalações da escola municipal agrotécnica Lino do Amaral Cardinal para implantação da unidade escolar federal no município. No mesmo ano, no mês de outubro, Bandeira acompanhou a reitora do IFMS, professora Elaine Borges Monteiro Cassiano, durante vistoria nas instalações da escola agrícola.

“É motivo de muito orgulho no último ano do mandato poder anunciar esse importante investimento para a população de Amambai e dos municípios circunvizinhos. Amambai segue, a cada dia, fortalecendo-se como polo regional em todas as áreas”, ressalta o prefeito.

Cultura também destaca Amambai no cenário Regional

Digna e justa a participação da diretora de Cultura da Secretaria de Desporto e Cultura de Amambai, atriz Alessandra Tavares, na Quarta Conferencia Nacional da Cultura, realizada entre os dias 4 e 8 de março em Brasília.  Alessandra foi eleita delegada pela conferencia estadual para representar o estado de Mato Grosso do Sul, no evento nacional.

Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a conferência debateu implantação de políticas públicas culturais no país. Cerca de 5 mil delegados de todo o Brasil se reuniram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal.

Em entrevista concedida ao jornal A Gazeta News, Alessandra afirma que o fomento as atividades realizadas por artistas e agentes culturais nos municípios, através de políticas públicas, dá garantias ao segmento e contribui para o desenvolvimento socioeconômico cultural e o bem-estar da população.

Cultura no Patrimônio

Destaque para a apresentação do grupo musical Violeiros de São Gonçalo na sede dos Alcoólicos Anônimos em Amambai. O evento ocorreu no dia 10 de março.

Destaque também para o amambaiense Cacildo Vieira Soares que está lançando o livro Vida em Poesia. A obra será lançada e autografada no plenário Lourino de Jesus Albuquerque da Câmara de Vereadores de Amambai, no sábado, 22, às 19h30.

PSDB

Voltando a noticiar o que já foi dito aqui: lideranças políticas pedessistas de Amambai ensaiam reunião com tucanato mais peludo, da esfera estadual, para aparar arestas e tocar a campanha eleitoral mirando cargos dos sistemas majoritária e proporcional.

Analista político adianta ainda que o encontro está prestes a acontecer, provavelmente no início desta semana. O plantonista ressalta que o prefeito e a bancada de vereadores do PSDB foram convocados para uma reunião com o presidente estadual do partido, ex-governador Reinaldo Azambuja. Dizem que voltarão de lá com a definição de apoio a pré-candidata, vereadora Janete Córdoba.

Imagino que as pautas do encontro contemplem as eleições para deputado estadual no ano de 2026.

Efeito Bandeira

Mal começaram os comentários que o prefeito apoiará a pré-candidatura da vereadora Janete para que alguns vereadores já declarassem apoio a tucana.

NOVO

O pré-candidato a prefeito pelo partido político Novo, Ricardo Renato Habitzreuter, cumpriu agenda na semana realizando visitas junto a lideranças de segmentos sociais, não citando quais.

Ricardo ressalta que nas conversas que teve colheu informações das principais necessidades apontadas pelas lideranças. Afirma que as informações coletadas estão sendo aproveitadas no mini plano de governo que vai apresentar para o diretório nacional do partido, na reunião que ocorrerá na próxima semana em São Paulo.

O pré-candidato lembra ainda que no dia 10 de abril participa de curso de capacitação de pré-candidatos oferecido pela sigla. ”O partido NOVO nessa questão é muito sério”, conclui Ricardo.

Movimentação de partidos para montar chapinha é grande

Lideranças de siglas partidárias consideradas de pequeno porte têm buscado formar a chamada Chapinha de vereadores e partir para prosear com as pré-candidaturas ao cargo do poder executivo já expostas. Nesse rol, estão os partidos políticos: Republicanos, no comando de Cilso Gama; Democracia Cristã, liderado pelo ex-vereador Jauro Bitencourt, e Patriota, na tutela do Pastor Sérgio Luiz.

Nos bastidores, cientistas políticos de plantão arriscam dizer que a disputa será entre as legendas PSDB/União Brasil, tendo a vereadora Janete Córdoba como pré-candidata; MDB/PP, pré-candidato Sergio Barbosa; PT/PDT, Luciney Bampi; PL/Jaime Bambil e Novo/Ricardo Renato.

Por

José Luiz Nunes Moreira

DRT/RS 5759-21/100

Novo é de Direita e não de Extrema Direita
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-