21.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Delegados eleitos no Cemigrar representarão MS em conferência nacional no Paraná

- Publicidade -

A I Cemigrar (Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia – Cidadania em Movimento), realizada pela Sead (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência), na última semana, elegeu oito delegados para a conferência nacional, com previsão de realização em julho deste ano em Foz do Iguaçu (PR).

Como delegados migrantes foram eleitos pela Capital o haitiano, Junel Ilora e o venezuelano, José Luís Morales. Do interior as venezuelanas, Sofia Caroline Gonzalez Romero (Dourados) e Angela Caridade Sora (Cassilândia), foram eleitas.

Pelo Brasil, Niura Montalvão e Andréa Cavararo, de Campo Grande e Arthur Pinheiro de Azevedo Bonzatto (Dourados) e Solange Nines Pereira (Nova Andradina) completam os delegados por MS.

Delegados eleitos no Cemigrar representarão MS em conferência nacional no Paraná
Auditório da UCDB centro ficou lotado durante os dois dias da conferência

Realizada pela primeira vez em MS a conferência reuniu mais de 200 participantes na última sexta e sábado, no auditório da UCDB, no centro de Campo Grande. Foram debatidos e aprovados eixos para serem discutidos em âmbito nacional.

Ben-Hur Ferreira, secretário-executivo de Direitos Humanos da Sead, reforçou a realização da conferência como oportuna e estratégica, sendo a I Cemigrar de MS um fato histórico para discussão e debate dos direitos, fortalecendo o debate das políticas públicas.

Delegados eleitos no Cemigrar representarão MS em conferência nacional no Paraná

O coordenador-geral de Imigração Laboral do Ministério da Justiça, Jonatas Pabis, presente no evento, destacou que a questão envolvendo documentos é um grande desafio para os migrantes, sendo essa barreira uma das principais a ser superada e de caráter crucial.

No ano passado, o CADH (Centro de Atendimento em Direitos Humanos – Migrantes, Idosos, Criança e Adolescente, Pessoa com Deficiência) realizou 1.575 atendimentos presenciais, no quais deram apoio aos imigrantes para a emissão de documentos.

A programação do evento trouxe, dentre outras atividades, palestra magna com o professor doutor, Cesar Augusto Silva da Silva, docente da UFMS, com o tema “Desafios e Perspectivas da Política Nacional para Migrações e Refúgio” e a participação do coordenador-geral da imigração laboral do Ministério da Justiça, Jonatas Luis Pabis.

As duas participações podem ser revistas pelo canal da Sead no YouTube (@SeadTVMS).

Fonte: Leomar Aves Rosa, Comunicação Sead

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-