24.2 C
Dourados
domingo, 28 de abril de 2024

Troca de partidos, desistências de candidaturas e novas alianças marcam cenário político  

- Publicidade -

Pulando fora

As desistências das pré-candidaturas da diretora executiva da Coopersa (Cooperativa Agroindustrial de Amambai), Simone Marssaro (PP – Partido Progressista), e do ex-vereador, Professor Ailton (REDE), na disputa eleitoral para o principal cargo político do município não surpreenderam analistas políticos que acompanham o histórico das personagens no cenário político do Patrimônio.

A leitura é que o anúncio da pré-candidatura da novata na política amambaiense Simone Marssaro pelo PP serviu como peça publicitária encenada para manter a legenda na vitrina.

Não deu outra, assim que a movimentação da disputa foi tomando corpo, a legenda indicou o empresário e ex-vereador Jaime Vizzotto (PP) para substituí-la como pré-candidato a vice na chapa que tem como pré-candidato a prefeito o ex-prefeito Sérgio Barbosa (MDB).

Em nota pública, Simone explica que a necessidade de disponibilidade integral na direção administrativa da Coopersa inviabilizou sua dedicação e tempo para atuar na campanha. 

Nos bastidores, analistas políticos de plantão avaliam que a pré-candidatura do ex-vereador Professor Ailton também não era pra valer. Ele ciscou interesse no pleito; deixou seu partido o Democracia Cristã e assinou ficha de filiação no Rede Sustentabilidade, criando fatos para mantê-lo em evidência.

No sábado, 23, Ailton publicou nas redes sociais sua desistência no pleito eleitoral alegando fragilidade da sigla partidária “Devido o falecimento do presidente da executiva estadual do partido no qual estou filiado e a necessidade de recomposição da diretoria, fica inviável continuar como pré-candidato”, justifica Ailton.

Rejeição provoca abandono da política

Segundo os vereadores do PP, Odil Puques e Paulo Sergio, o vereador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Geverson Vicentim, foi um dos primeiros a incentivar o ex-prefeito Sérgio Barbosa (MDB) a disputar o cargo de prefeito.

Seu possível apoio a candidatura de Barbosa e interesse na sigla do Partido Progressista não vingaram. Geverson usou a tribuna na última sessão da Câmara para lamentar a rejeição de sua filiação no PP.

“Há dois anos anunciei que deixaria o PDT, mesmo assim não fui bem aceito pela direção do PP. Agora, decidi não ser pré-candidato a prefeito e nem a vereador. Ainda não sei quem vou apoiar para prefeito”, concluiu.

Troca de Partidos

Na sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira, 25, a tribuna do plenário serviu para noticiar, além da desistência de Geverson para um novo mandato para vereador, para serem anunciadas mudanças de siglas partidárias.

As vereadoras Lígia Borges e Cida Farias divulgaram desfiliação do PSDB. Cida anunciou que vai assinar ficha no MDB, enquanto a presidente do legislativo, Lígia Borges, disse que está voltando a sua casa, o Partido Progressista (PP).

Assim como a vereadora Cida, Gustavo Baiano saiu do União Brasil filiando-se no MDB.

Outro que está saindo do seu partido, o PT, é o vereador Tato. Não disse qual a futura sigla partidária, apenas que vai seguir o projeto da pré-candidata tucana, Janete Córdoba (PSDB).

Janela para troca de partido vai até o dia 5

Restando 10 dias para o fim da janela partidária, em 5 de abril, os partidos políticos estão se articulando.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), fora do período da janela partidária, as situações que permitem a mudança de partido com justa causa são: desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

Renato: indígenas terão justa inclusão no programa do NOVO

O pré-candidato a prefeito pela sigla do NOVO, Ricardo Renato, disse à coluna que dentro da plataforma de propostas e plano de governo do Novo para Amambai os indígenas estarão incluídos na justa proporção de sua representatividade no município.

Também destacou a falta de água nas aldeias. “Não é possível aceitar estarmos assentados sobre o maior manancial de águas do planeta Terra e ainda assim termos pessoas com sede em nosso município”, disse Renato.

Destaque para deputados do PT e PSDB na conquista do Instituto Federal

É de praxe nas campanhas eleitorais políticos reverenciarem projetos e programas desenvolvidos durante mandatos exercidos por siglas partidárias a que pertencem, apoiam ou mantém relação republicana com seus membros.

PT -O pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luciney Bampi, está capitalizando pra sua pré-campanha a destinação da unidade do Instituto Federal para o município de Amambai.

Não é por acaso que Luciney ressalta a importância do programa criado no ano de 2008, durante o segundo mandato do presidente Lula. “Com muita alegria, anunciamos a instalação do Instituto Federal em nossa cidade, fruto do trabalho e apoio dos deputados federais Camila Jara e Vander Loubet, além do presidente Lula”, diz Luciney.

PSDB – No Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o destaque de apoio para a conquista de instalação de uma unidade do Instituto Federal na sede do município foi creditado pelo prefeito e presidente do partido no município, Dr. Bandeira, ao deputado federal Beto Pereira (PSDB).

“Quero agradecer especialmente a presença e participação do deputado federal Beto Pereira no encaminhamento de projetos e gestão política no processo paraconquista do instituto”, disse o prefeito,após sair da solenidade de anúncio dos 100 municípios contemplados com Institutos, realizada no Palácio do Planalto, em12 de março.

PSDB Mulher

A pré-candidata tucana, vereadora Janete Córdoba, participou do Encontro Estadual do PSDB Mulher, realizado na sexta-feira, 22, na cidade de Dourados.

Janete ressaltou que o encontro, além de fortalecer a presença feminina na política provocou debate sobre a necessidade e obrigação dos agentes políticos terem equilíbrio emocional para aceitarem críticas e cobranças que a sociedade faz.   

Por

José Luiz Nunes Moreira

DRT/RS 5759-21/100

Novo é de Direita e não de Extrema Direita
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-