14 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artesãos de Amambai podem emitir carteirinha nesta sexta-feira (5) na Câmara Municipal

- Publicidade -

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDESC), convida todos os artesãos e artesãs do município para emitir a carteirinha profissional. A iniciativa, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 5 de abril, contará com a presença dos técnicos da Fundação de Cultura da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura- SETESC.

O documento visa reconhecer e valorizar o trabalho dos artistas locais, promovendo o desenvolvimento cultural e econômico local.

Os interessados em obter a carteirinha devem comparecer à Câmara Municipal de Amambai durante todo o dia, das 7h30 às 16h, munidos dos seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Amostra de material produzido (mínimo de 03 itens de diferentes tipos)

Durante o processo de emissão da carteirinha, será tirada uma foto do artesão, conforme exigido pelo procedimento padrão.

Conforme o Manual de Tipologias e Técnicas do Programa do Artesanato Brasileiro, a produção artesanal é classificada em diversas categorias, que incluem:

  • Artesanato Tradicional: produção geralmente de origem familiar ou comunitária, que preserva a memória cultural de uma comunidade e é transmitida de geração em geração.
  • Arte Popular: peças únicas reconhecidas pelo valor histórico, artístico e cultural, expressando aspectos identitários da comunidade ou do imaginário do artista.
  • Artesanato Indígena: resultado do trabalho produzido por membros de etnias indígenas, valorizando a relação social e cultural da comunidade, com produtos muitas vezes incorporados ao cotidiano da vida tribal.
  • Artesanato Quilombola: resultado do trabalho produzido coletivamente por membros remanescentes dos quilombos, identificando o valor de uso e a relação social e cultural da comunidade.
  • Artesanato de Referência Cultural: produção decorrente do resgate ou da releitura de elementos culturais tradicionais nacionais ou estrangeiros assimilados.
  • Artesanato Contemporâneo-Conceitual: produção predominantemente urbana, que incorpora elementos criativos e técnicas tradicionais, agregando inovação de materiais e processos.

A emissão da carteirinha de artesão é uma oportunidade para os artistas de Amambai serem reconhecidos e valorizados pela sua produção, além de possibilitar acesso a benefícios e oportunidades oferecidos pelo setor cultural. Compareça e garanta a sua carteirinha para fazer parte desse importante registro da cultura local!Parte superior do formulário

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-