17.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de julho de 2024

28 de Maio – Dia Internacional do Brincar

- Publicidade -

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.

Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatidade, exploração e convivência.

Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.

Como celebrarNo dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:

-Jogar jogos tradicionais ao ar livre
-Brincar em parques infantis
-Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos
-Incentivar brincadeiras nas escolas
-Pegar nos brinquedos de criança
-Fazer um piquenique com as crianças

Origem da dataA data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA

TemaTodos os anos é escolhido um tema para a celebração da data. “Brincar para todas as idades” é o tema de 2016 e “Brincar é divertido” foi o tema de 2015.

Fonte: Calendarr

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-