17.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de julho de 2024

31 de Maio – Dia Mundial das Comunicações Sociais

- Publicidade -

A comunicação social é o estudo das causas, consequências e do funcionamento da relação entre os meios de comunicação em massa, como o rádio, televisão, teatro, propaganda, revistas, jornais e internet com a sociedade. Seu estudo compreende processos de informação, persuasão e entretenimento das pessoas.

A comunicação social está presente em todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo a cada dia com o registro da história e influência na rotina diária de todas as pessoas em suas relações interpessoais e de trabalho.

Atuação

Aqueles que trabalham com comunicação social, são os profissionais formados em jornalismo, radialismo e televisão, cinema, publicidade e propaganda, relações públicas, moda, marketing, direção teatral, entre outros.

As pesquisas em comunicação social se relacionam a diversas áreas de conhecimento, como a antropologia sociologia, linguística, psicologia, ciência da informação, artes visuais, artes cênicas, administração e, atualmente, com a ciência da computação.

Fenômenos relacionados com a transmissão e recepção de mensagens através dos meios de comunicação são objeto de estudo dos profissionais de telecomunicações, que são engenheiros com conhecimento técnico distinto, constituindo um ramo à parte da comunicação social.

Áreas da comunicação social

O profissional que atua com comunicação social está nas mais diversas áreas e exercem diversos tipos de atividades, vamos conhecer sobre algumas delas:

· Cinema: nessa área, o profissional da comunicação social trabalha com produção audiovisual, tanto para o cinema, quanto para a televisão e para a internet. Ele escreve roteiros, prepara cenários, cuida de edição de som e de imagem e dirige elencos. Esse setor da comunicação social está em constante crescimento, cuida de marcas e faz vídeos corporativos e institucionais.

· Jornalismo: nessa área, o profissional da comunicação social irá trabalhar com divulgação de notícias, escrevendo colunas e artigos para jornais, internet e revistas. Além disso, o jornalista irá apresentar telejornais e fazer entrevistas. Esse profissional investiga fatos e transmite informações, sempre preocupado com a adequação de sua linguagem em relação ao meio de comunicação e ao público alvo.

· Publicidade de propaganda: nessa área da comunicação social, o profissional irá promover produtos e serviços. Faz pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias com enfoque nos mais diversos meios de comunicação. Ele também pode fazer arte de embalagens de produtos e logotipos.

· Relações públicas: nessa área, o profissional da comunicação social irá construir e promover a imagem de determinada empresa ou instituição. É um profissional que conhece a empresa, seus valores e objetivos e visa construir uma boa imagem dela para os funcionários e para os clientes. Esse profissional ainda se comunica com os clientes, organiza eventos, realiza pesquisas e representa a empresa, a pessoa física e ainda artistas e políticos.

Fonte: Calendarr

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-