O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, na residência oficial da Casa Santa Marta, no Vaticano. O anúncio foi feito no início da manhã pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell, marcando oficialmente o início do período de Sede Vacante na Igreja Católica.
Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano e jesuíta a assumir o comando da Igreja, foi eleito em 2013 e marcou seu pontificado pela defesa dos pobres, a luta por justiça social, o diálogo inter-religioso e o cuidado com o meio ambiente.Nos últimos meses, Francisco enfrentava problemas recorrentes de saúde e vinha sendo acompanhado de perto por uma equipe médica.
Apesar dos esforços para preservar sua agenda e compromissos, seu estado de saúde se agravou nos últimos dias.O Papa será lembrado por seu carisma, simplicidade e coragem em promover reformas dentro da Igreja. Seu legado é de esperança, acolhimento e proximidade com os mais vulneráveis. A data e os detalhes do funeral devem ser anunciados nas próximas horas.Com a morte de Francisco, inicia-se o processo para a escolha do novo pontífice, através da convocação do conclave.
Fonte: Redação com informações do Vaticano News.