Entre os dias 22 e 28 de abril, foi realizada a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, organizada pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A mobilização contou com o apoio dos 74 sindicatos municipais filiados à Federação, entre eles o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Amambai, que participou das ações em Campo Grande.
A Semana tem como objetivo promover debates e mobilizações em torno de pautas fundamentais para o fortalecimento da educação pública no país. Entre os principais temas estiveram: a realização de concursos públicos; a aprovação do PL 2614/2024, que trata do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2025 a 2035; a valorização de todos os profissionais da educação; o piso e carreira do magistério; o piso nacional para os administrativos da educação; gestão democrática das escolas; e a luta contra a privatização do ensino público.
No dia 23 de abril, o Simted de Amambai esteve em Campo Grande, para participar de uma mobilização na Praça do Rádio Clube, que fazia parte da programação da Semana. Segundo a FETEMS, a mobilização que saiu em passeata pelas ruas centrais da Capital, reuniu cerca de 9 mil profissionais da educação.
Em Amambai, cerca de 90% das escolas aderiram à paralisação, demonstrando apoio à causa. A presidente do Simted, Erli Fernandes, e a vice-presidente, Nídia Peixer, agradeceram o envolvimento dos profissionais da educação do município, destacando a importância da união da categoria na defesa de uma escola pública mais justa, valorizada e de qualidade para todos.
O professor Humberto Vilhalva, ex-presidente do Simted e representante da FETEMS no município, também contribuiu com a mobilização local, levando informações à população por meio de entrevistas nas rádios Auxiliadora e Jornal Amambai.
A participação expressiva de Amambai reforça o compromisso da categoria com a valorização da educação pública e a garantia de direitos para todos os trabalhadores da área.
Fonte: Assessoria Simted