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quinta-feira, 8 de maio de 2025

Evento de Moda e Beleza traz dicas para negócios do Sul de MS

Reunindo mais de 100 empreendedoras da Grande Dourados, evento abordou gestão eficiente, tendências do mercado e dicas práticas para escalar negócios

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A gestão eficiente é fundamental para o sucesso no dinâmico e competitivo setor de moda e beleza. Com o objetivo de inspirar os empresários do segmento e compartilhar estratégias aplicáveis no dia a dia, o Sebrae/MS realizou, em Dourados, o II Talk de Moda e Beleza. O evento contou com a presença das especialistas em gestão de negócios Dani Venâncio e Andressa Rando Favorito, reunindo cerca de 115 empreendedoras e profissionais da área, vindas de diversos municípios da região da Grande Dourados.

Durante o encontro, que teve como tema central “Estratégias para Escalar seu Negócio”, as palestrantes apresentaram um panorama atual do mercado de moda e beleza, destacando os principais desafios e tendências. Também abordaram temas como gestão de estoques e produtos, estratégias para aumento de faturamento e compartilharam cases de sucesso.

Reconhecendo o impacto de um evento como este para os negócios, a empresária Alessandra Nakamura, proprietária do salão de beleza Spa do Cabelo em Dourados, mobilizou a equipe para participar do talk-show. “Dourados é muito carente de eventos como este. Quando buscamos capacitação profissional, seja em atendimento, ambientação ou atualização técnica, muitas vezes é necessário viajar, o que demanda um alto investimento. Por isso, trouxe toda a equipe, pois sabia que seria uma virada de chave para o meu negócio. Hoje foi transformador, ampliou minhas perspectivas e abriu um leque de oportunidades”, destacou.

A temática também atraiu Dinora Marilan Gubert Ballardin, proprietária da loja Pauline Acessórios Femininos, também localizada em Dourados. “O que me atraiu foi o foco do evento. Tenho certeza de que vai me ajudar em muitas situações, porque mesmo com experiência, sempre podemos aprender algo novo que agregue à nossa atuação. Hoje foi uma oportunidade de melhorar e crescer ainda mais”, afirmou Dinora.

Quem também aprovou a iniciativa foi Thaynara Sheron, empreendedora de moda feminina da TSS Lingerie, de Naviraí. “Vim assistir à palestra da Andressa, que foi sensacional. Em todos os cursos e palestras do Sebrae, a gente sai com muito conhecimento. Então, se tiverem oportunidade, venham em todas”, incentivou.

Conteúdo transformador

Entre as principais estratégias para escalar os negócios, as palestrantes apresentaram orientações para atrair e fidelizar clientes, garantindo sustentabilidade a longo prazo. Algumas dicas incluíram a criação de pacotes com serviços mais procurados para aumentar o ticket médio, investimento em marketing digital com perfis ativos nas redes sociais e parcerias com influenciadores locais e marcas com o mesmo público-alvo.

Na área da gestão financeira, destacou-se a importância da precificação adequada de produtos e serviços, o controle eficiente do estoque e a definição correta das comissões. Capacitar a equipe em atendimento, postura e técnicas de vendas também foi apontado como essencial para fidelizar clientes. Além disso, foi recomendada a criação de uma experiência acolhedora desde o agendamento até o check-out, oferecendo pacotes e estimulando o agendamento de novos serviços.

De acordo com a palestrante Dani Venâncio, que é especialista na área da beleza e gestora de negócios no segmento há 20 anos, entender o comportamento do cliente é essencial para assertividade nas vendas. Três características foram destacadas como tendências para os próximos anos em diversos setores: a valorização da experiência, a busca pela autenticidade e a conveniência na localização e atendimento.

“São tendências que o mercado da beleza vai aproveitar por ser o que o público deseja atualmente. Estamos na era da expressão ‘me mimei’. O cliente vai para o salão para cuidar do corpo e da autoestima, ou seja, vai buscar uma experiência. Outra tendência é que as pessoas estão buscando muito mais a sua autenticidade, ao invés de seguirem uma regra de qual seria o cabelo ou a maquiagem certa ou a que está na moda. Neste sentido, o profissional da área da beleza tem que estar preparado para ouvir o cliente, saber o que ele realmente deseja e não sair fazendo a mesma coisa em todo mundo”, explicou.

Já a palestrante Andressa Rando Favorito, consultora especialista em Negócios de Moda, apresentou insights valiosos sobre como estruturar um portfólio de produtos rentável, controlar estoques de forma inteligente e enfatizou que decisões estratégicas baseadas em dados são essenciais para impulsionar a lucratividade e evitar desperdícios.

“São três dicas principais. A primeira é estruturação de faixa de preço. É importante que você tenha produtos capazes de variar as faixas de preço para atender necessidades diferentes do seu cliente naquele determinado momento. A segunda dica é estruturar o seu mix de produtos para que você tenha na base da sua pirâmide os produtos principais, que são vendidos em maior volume. E a terceira dica é o acompanhamento e gestão de dados. Todos os dados de venda e de estoque precisam ser acompanhados pelo menos semanalmente”, recomendou a especialista.
Evento de Moda e Beleza traz dicas para negócios do Sul de MS
Orientações para atrair e fidelizar clientes, garantindo sustentabilidade a longo prazo, foram pontos chaves do Talk-Show
Moda e Beleza

Segundo dados da Receita Federal, consultados pelo Sebrae/MS, o setor de beleza cresceu 17% em Mato Grosso do Sul entre 2022 e 2024. O número de empresários nas áreas de cabeleireiro, manicure, pedicure, estética e serviços afins passou de 27.235, em 2022, para 32.056 em 2024.

Diante deste cenário, para a analista-técnica do Sebrae/MS, Paula Yuri Shimonishi, o evento cumpriu seu propósito. “Desde a primeira edição, nossa intenção foi ir além de uma simples palestra. Queríamos oferecer soluções práticas para que os empreendedores saíssem sabendo o ‘como fazer’. E conseguimos. O público saiu munido de conhecimentos aplicáveis”, destacou.

“Moda e beleza caminham juntos. Quando a cidade se movimenta com eventos, os clientes se preparam indo tanto à loja quanto ao salão. O empresário precisa estar pronto para essa demanda. Por isso trouxemos duas especialistas que conhecem a realidade e as dores dos empreendedores locais”, complementou a analista-técnica do Sebrae/MS, Maria Isabel Schierholt.

Além do talk-show, como forma de fortalecer o setor na região, o Sebrae também tem as consultorias online e gratuitas: “Reinventar-se está na moda” (para o setor de moda) e “A beleza de se reinventar” (para o setor de beleza), realizadas por especialistas que elaboram diagnósticos personalizados e propõem soluções específicas. Saiba mais sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae via Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, ou pelo site: ms.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria Sebrae
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