Visando fortalecer a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento regional, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), com o apoio técnico da Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), dará início a uma série de encontros regionais do MS Ativo Municipalismo.
A iniciativa tem como objetivo principal apresentar o Ciclo 2025 do programa aos 79 municípios, além de oferecer capacitação técnica e fomentar a troca de boas práticas de gestão pública.
Os encontros ocorrerão entre 13 de maio e 18 de junho, em nove cidades estratégicas (Coxim, Três Lagoas, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Jardim, Iguatemi e Dourados), abrangendo as principais regiões do Estado. Cada encontro terá duração de um dia, das 8h às 17h, reunindo cerca de 200 participantes, entre prefeitos, secretários e equipes técnicas municipais.
A programação inclui oficinas práticas, debates e um ambiente propício para a troca de conhecimentos e ideias entre os representantes das prefeituras.
O primeiro encontro acontecerá em Coxim, no dia 13 de maio, no auditório da Igreja ADNA – Assembleia de Deus Nova Aliança, localizada na Rua Mário Baixa, 85, bairro Jardim Aeroporto. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio do link: https://www.cursos.ms.gov.br.
O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira explica que “a principal pauta dos encontros é a apresentação do ciclo 2025 do programa MS Ativo Municipalismo e como temas complementares, serão abordados o Plano Plurianual (PPA) Municipal e o Contrato de Gestão Municipal, tópicos essenciais para o aprimoramento da gestão municipal”.
Além disso, será destacado o funcionamento do sistema já existente e o método de trabalho baseado em indicadores estratégicos, que conta com planos de ação voltados para o alcance dos resultados esperados. Será dada ênfase aos desafios enfrentados nesse processo, reforçando a importância dessas ferramentas para a gestão municipal.
Segundo o secretário-executivo, “toda essa mobilização busca sensibilizar prefeitos e secretários municipais acerca da importância do programa, promovendo engajamento em torno das iniciativas e incentivando a adoção de práticas administrativas modernas e eficazes. ”
A proposta está alinhada às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e ao plano de governo estadual, fornecendo ferramentas baseadas em indicadores para apoiar a tomada de decisões estratégicas nos municípios. O diálogo político e a cooperação entre os municípios também serão fortalecidos, incentivando a implementação de políticas públicas integradas.
MS Ativo Municipalismo
É o programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população.
Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.
Essa ação reafirma o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do municipalismo e com a promoção de soluções compartilhadas que impulsionem o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
CALENDÁRIO
13 DE MAIO – COXIM (11 municípios): Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Local: Auditório da Igreja ADNA – Assembleia de Deus Nova Aliança, localizada na Rua Mário Baixa, 85 – Bairro Jardim Aeroporto.
16 DE MAIO – TRÊS LAGOAS (9 municípios): Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
26 DE MAIO – CAMPO GRANDE (11 municípios): Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
04 DE JUNHO – NAVIRAÍ (7 municípios): Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti, Naviraí, Novo Horizonte do Sul.
05 DE JUNHO – NOVA ANDRADINA (7 municípios): Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Anaurilândia, Bataguassu e Ivinhema.
10 DE JUNHO – CORUMBÁ (2 municípios): Corumbá e Ladário.
12 DE JUNHO – JARDIM (11 municípios): Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Aquidauana, Miranda e Anastácio.
17 DE JUNHO – IGUATEMI (7 municípios): Iguatemi, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo e Eldorado.
18 DE JUNHO – DOURADOS (14 municípios): Antônio João, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.
*As datas estão sujeitas a alterações, e os locais dos demais oito municípios ainda serão definidos.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
8h – Abertura oficial do encontro
8h40 – Apresentação do MS Ativo Municipalismo
9h40 – Intervalo
10h – PPA Municipal – Construindo Futuro Próspero
11h – Contrato de Gestão Municipal
12h – Almoço
TARDE
13h30 às 16h30 – Painéis simultâneos com os secretários municipais de cada pasta e equipe técnica.
Fonte: Renata Brum, Comunicação Segem.