O Batalhão de Choque da Polícia Militar reafirma, mais uma vez, seu papel como uma das principais frentes de ensino e formação tática do Mato Grosso do Sul. Entre os meses de abril e maio, o batalhão ultrapassou a marca de 1.500 horas horas/aula ministradas, mantendo simultaneamente sua atuação pedagógica em diversos polos de formação espalhados pelo estado.
Sete cidades contaram com a presença dos instrutores do Choque em seus cursos de formação de soldados: Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Três Lagoas, Jardim e Nova Andradina. Nesses locais, o Batalhão assumiu o compromisso de ministrar disciplinas cruciais como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), Eventos e Controle de Distúbios Civis (CDC).
Além disso, o Batalhão de Choque foi integralmente responsável pela formação do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática (CAFT), realizado em Jardim, reforçando o alto nível técnico exigido para o enfrentamento à criminalidade.
A atuação se estende também aos cursos de formação de oficiais. O batalhão tem instruído, de forma contínua, turmas do III e IV Curso de Formação de Oficiais (CFO), mantendo sua presença estratégica também na formação de futuras lideranças da Polícia Militar.

O Batalhão também recebeu em sua sede, nos na última semana, os alunos do Curso de Especialização em Policiamento de Trânsito Urbano (CPTUR), do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, ampliando ainda mais sua participação nas formações especializadas da corporação.
E mesmo diante de toda essa demanda por instruções, o Batalhão de Choque não deixou de atuar firmemente no combate ao crime, tanto na capital quanto no interior do estado, mantendo sua missão de proteger a sociedade com força, técnica e prontidão. De janeiro a maio de 2025, já foram mais de 200 pessoas presas, 71 veículos recuperados, 60 armas apreendidas e um prejuízo de mais de R$ 30 milhões ao crime organizado.
“Assim como combater o crime organizado, instruir e bem formar também é missão do Choque. A responsabilidade de repassar técnica e valores é parte do que nos fortalece enquanto batalhão”, disse o tenente coronel Rocha, comandante do Batalhão.
Fonte: Assessoria PMMS