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terça-feira, 1 de julho de 2025

Comissão de Educação recebe relatório de ações sobre educação básica em MS

Deputados estaduais integrantes da Comissão de Educação se reuniram com a diretora-presidente da Fadeb/MS

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A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa realizou reunião para debater as ações da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb/MS), com a presença da diretora-presidente Maria Cecília Amêndola da Mota. Foram apresentadas informações a respeito de gestão escolar baseada em evidências, aprendizagem significativa, e fomento à inovação, pesquisa e tecnologia.

Comissão de Educação recebe relatório de ações sobre educação básica em MS
Presidente da Comissão, o deputado Professor Rinaldo elogiou ações que despertam interesse dos alunos pela matemática. Foto: Luciana Nassar/ALEMS.

Presidente da Comissão de Educação, o deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) parabenizou a Fadeb pelos trabalhos representativos na esfera educacional, principalmente os desenvolvidos na área da matemática. “É muito importante despertar nos alunos o gosto pela disciplina de matemática. Também precisamos garantir aos alunos indígenas que não percam a língua materna. Acredito que como há falta de parceiros para investirem nos projetos, uma alternativa seria reunião com a Assomasul [Associação dos Municípios de Mato Grosso do Su] para realização de encontro ou seminário com prefeitos e secretários de educação dos municípios para que isso possa mudar”.

Em relação à gestão escolar baseada em evidências, Maria Cecilia destacou a realização de curso de gestão pública municipal de educação para secretários municipais, visando prepará-los como líderes educacionais. Desde sua implantação, em 2024, 255 pessoas já participaram do curso na primeira etapa do projeto, entre técnicos e secretários de educação. Nessa ação, a Fadeb investiu 570 mil reais.

Conjunto de palestras e materiais formativos de apoio aos gestores em educação no que consiste à utilização de inteligência artificial como ferramenta de apoio ao trabalho pedagógico e administrativo também foi incorporado às ações da fundação. Os seminários ocorreram de forma híbrida, com a aula inicial presencial em 23 de maio, sendo ofertados certificados de participação, trabalhando a inovação pedagógica e a gestão educacional na era da IA.

Matemática

O uso pedagógico de avaliações formativas em matemática, numa parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para analisar, de forma quantitativa e pedagógica, essas evidências, com o foco no conhecimento pedagógico dos professores e nas habilidades dos estudantes, também foi idealizada pela fundação. Com recursos de 1 milhão de reais, por meio de parceiros do terceiro setor, o projeto já foi realizado em Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Comissão de Educação recebe relatório de ações sobre educação básica em MS
Deputada Gleice Jane, vice-presidente da Comissão Educação, frisou que professores precisam ser ouvidos (Foto: Aline Teodoro)

No eixo da gestão escolar baseada em evidências, a Fadeb ainda trabalha com dados educacionais, visando fomentar o estudo e a análise deles no âmbito de secretarias municipais; curso de gestão para diretor de escola, aprimorando habilidades administrativas, pedagógicas, financeiras e sociais, e grêmio escolar “Juventude em Foco”, que permitiu o mapeamento das agremiações estudantis em escolas da educação básica e qualificação desses grupos para uma atuação ativa, democrática e eficiente.

Já no eixo da aprendizagem significativa, no âmbito da Fadeb, há o projeto ‘Matemática pro Futuro’, responsável por desenvolver as habilidades de matemáticas e de competências digitais em estudantes e professores das redes municipais de educação do Estado. Mais de 340 professores e agentes escolares, participaram das formações, que também impactaram mais de 5,8 mil estudantes.

O projeto ‘Mentalidades Matemáticas’, com abordagem aberta, criativa e visual para professores e estudantes da educação infantil das redes municipais e estadual de Mato Grosso do Sul, envolveu 170 professores e agentes escolares, impactando mais de 1,9 mil alunos com uma nova forma de aprender a disciplina.

Além disso, Maria Cecilia também falou a respeito dos projetos ‘Pra-Tutoria’, com o objetivo de fomentar o processo de recomposição das aprendizagens em matemática nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, por meio de tutoria presencial, apoiado pelas instituições de ensino superior.

Indígenas

O projeto ‘MS Alfabetiza Indígena’ compreende a elaboração de material didático, para alfabetização, em línguas indígenas, aos moldes do programa ‘MS alfabetiza: todos pela alfabetização’, consistindo na elaboração de quatro bonecos de livros do 1º e 2º anos do ensino fundamental para alfabetização em línguas indígenas. Segundo Maria Cecilia, a ação abrange quatro línguas contempladas: terena, kadiwéu, guarani e kaiowá. Mais de 12 mil estudantes são contemplados com os livros produzidos.

Comissão de Educação recebe relatório de ações sobre educação básica em MS
Maria Cecilia enfatizou a falta de investimentos por parte do terceiro setor para projetos educacionais. Foto: Luciana Nassar/ALEMS.

Também no eixo do fomento à inovação, pesquisa e tecnologia, foi citado o projeto ‘Nuad: Núcleo de Análises de Dados’, que é um grupo de pesquisa da Fadeb destinado à análise desses dados, a fim de apoiar as secretarias municipais e estadual na avaliação de indicadores por meio de formações e produção de materiais. Teve início em 2024 e neste ano começam as ações com os projetos ‘Visão Educativa’ e ‘Uso Pedagógico das Avaliações Formativas’.

Investimentos

Em entrevista à imprensa, Maria Cecilia reforçou o compromisso municipalista do governador Eduardo Riedel e salientou que, por conta disso, a Fadeb pensou muito na gestão e na matemática. “Realizamos projetos voltados à gestão e matemática, devido ao déficit de formação nessa disciplina. Os alunos da rede pública merecem ações de trabalho de evolução na área de exatas nesse momento. Sem raciocínio lógico não conseguimos aprender direito a geografia, música, matemática. É preciso abrir os olhos para isso. Infelizmente, nossas parcerias têm sido feitas, principalmente com o estado de São Paulo. Acredito que os empresários de Mato Grosso do Sul poderiam investir mais em projetos de educação, uma vez que o imposto de renda é descontado”.

Professor Rinaldo Modesto parabenizou a Fundeb pela realização de ações educacionais, principalmente voltadas ao ensino da matemática e à preocupação de que as comunidades indígenas não percam a sua língua materna. “Vimos também que a formação a distância não tem colaborado para o rendimento esperado dos professores e constatamos que os seminários são muito importantes para que as escolas municipais alcancem o padrão da escola estadual”.

Comissão de Educação recebe relatório de ações sobre educação básica em MS
Deputado Junior Mochi, membro da Comissão de Educação, demonstrou preocupação sobre VAAR. Foto: Luciana Nassar/ALEMS.

Membro da Comissão de Educação, o deputado Junior Mochi (MDB) participou da reunião e chamou a atenção para os recursos do Valor Anual por Aluno (VAAR) que Mato Grosso do Sul têm deixado de receber. “Muitas cidades têm perdido recursos por não estarem com os requisitos em dia. Apenas 25 se inscreveram para garantir a verba. É preciso que as prefeituras trabalhem em parceria com o governo do Estado e a Fadeb deve estar junto para garantir que a nossa educação municipal realmente evolua a ponto de acompanhar o desenvolvimento da educação estadual”.

Vice-presidente da Comissão de Educação, a deputada Gleice Jane (PT) frisou que os professores também precisam ser ouvidos nesse contexto, já que estão sufocados e adoentados. “A sobrecarga de trabalho é muito grande e existe muita burocracia para cumprir. Eles não conseguem dar aulas direito, pois têm muita coisa para preencher. O trabalho da educação tem que ser leve, prazeroso; nos últimos anos passou a ser cansativo demais. Em relação às comunidades indígenas que ainda demonstram resistência na alfabetização, precisamos avançar e articular com eles para que o material didático seja garantido a todas as línguas”.

O deputado Antonio Vaz (Republicanos), suplente da Comissão de Educação, também participou da reunião.  

Fonte: João Grilo/Agência ALEMS.   

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