19.5 C
Dourados
quinta-feira, 10 de julho de 2025

APAE de Amambai se destaca na fase regional das Olimpíadas das APAEs

- Publicidade -

A Escola Renascer, a APAE de Amambai, se destacou mais uma vez ao participar da fase regional das Olimpíadas das APAEs, realizadas nos dias 2 e 3 de julho em Mundo Novo. O evento é promovido pela Federação das APAEs (FEAPAES) e acontece a cada três anos. A instituição amambaiense participa da competição há mais de 15 anos e, a cada edição, tem conquistado mais reconhecimento.

Neste ano, sete alunos da APAE de Amambai se destacaram na fase regional e garantiram classificação para a etapa estadual, que acontece entre os dias 21 e 23 de agosto, em Chapadão do Sul. Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Tatiane Ronda e Jocenir Obregão, pelas auxiliares Lilian e Elaina, além da vice-diretora Vanessa Rolim.

Superação, esforço e valorização

A diretora da APAE, Adriana Garai, celebrou o desempenho dos estudantes e o impacto emocional dos momentos vividos durante o evento:
“Tivemos motivo de sobra para nos orgulhar! Alguns de nossos atletas conquistaram o primeiro lugar em suas modalidades. Foi emocionante ver a dedicação de cada um sendo reconhecida no pódio, com os olhos brilhando de alegria e a torcida comemorando cada vitória.”

A professora Tatiane se emocionou ao destacar a importância da competição como ferramenta de inclusão e valorização dos alunos:
“O que importa neste evento é a inclusão, é eles poderem levar o nome da nossa escola. É um privilégio para a gente como professor. E todo apoio que a gente recebe faz a diferença.”

Já a professora Jocenir reforçou que o espírito da competição vai muito além dos resultados:
“É muito gratificante vê-los participando. Nossos alunos muitas vezes são vistos com um olhar de piedade, e lá a gente vê superação. Eles ficam o dia inteiro no estádio, no sol, às vezes com fome ou sede, e não desistem. A gente não vê fraqueza. Ver essa força é mais importante que qualquer medalha.”

Ela também explicou que todos os participantes são premiados, o que ajuda a manter o sentimento de valorização e pertencimento:
“A competição não tem pódio. Eles não anunciam primeiro, segundo ou terceiro lugar. Apenas os primeiros colocados são chamados, mas todos recebem medalhas de participação. Isso faz toda a diferença, porque eles voltam felizes, dizendo que ganharam, e isso é o que importa.”

Mais que esporte: vivências e vínculos

Além das provas, os alunos da APAE também tiveram a oportunidade de conhecer novos lugares. A vice-diretora Vanessa contou que os passeios fora do ambiente competitivo fizeram parte da experiência:
“Levamos eles para conhecer o Rio Paraná. Muitos nunca tinham visto um rio daquele tamanho, ficaram deslumbrados. E tudo isso cria vínculo: cada professora é responsável por um grupo, e os laços que se criam são muito fortes. A gente vive tudo isso junto com eles.”

Desafios e mobilização para a fase estadual

Como a instituição é filantrópica e se mantém com apoio da comunidade, a APAE de Amambai já começou a se organizar para viabilizar a ida à fase estadual.

“Vamos pensar em uma promoção específica após as férias de julho. Chapadão do Sul é mais longe, são mais de 600 km, então precisamos da ajuda de todos para levar os alunos”, explicou Vanessa.

Provas disputadas

A competição contou com provas de atletismo nas categorias de 50m, 100m, 200m, 400m, caminhada 25m, corrida especial 50m, corrida 800m, 1500m, 3000m, atletismo 4x100m, prova 50m down, 100m down, salto a distância, salto a distância down, salto em altura, arremesso de peso masculino, futsal, tênis de mesa (dupla e individual), lançamento de disco, lançamento de dardo, lançamento de pelota e arremesso de peso down. Todas as provas foram divididas em masculino e feminino, com exceção do salto a distância down e o tênis de mesa (individual e dupla), que só tiveram modalidade masculina.

Atletas de Amambai que ficaram entre os primeiros colocados:

• Atletismo 100 m masculino
2º lugar – João Victor Tavares de Alcantara Peralta
• Atletismo 100 m feminino
3º lugar – Diana de Lima Freitas
• Atletismo 200 m masculino
2º lugar – João Victor Tavares de Alcantara Peralta
• Atletismo 200 m feminino
2º lugar – Diana de Lima Freitas
• Corrida especial 50 m masculino
3º lugar – Rique Jherson Alvarenga Franco
• Atletismo 800 m masculino
2º lugar – João Lucas Lima dos Santos
• Atletismo 1500 m masculino
3º lugar – Vitor Hugo da Cruz Rodrigues
• Atletismo 3000 m masculino
2º lugar – Vitor Hugo da Cruz Rodrigues
• Atletismo 4×100 m masculino
2º lugar – João Victor Tavares de Alcantara Peralta, Luiz Jara, João Lucas Lima dos Santos e Vitor Hugo da Cruz Rodrigues
• Atletismo 50 m down masculino
1º lugar – Sandro Aulidimar Fernandes Lima
• Atletismo 50 m down feminino
2º lugar – Ana Karoline Brito Cesare
• Atletismo 100 m down masculino
1º lugar – Sandro Aulidimar Fernandes Lima
• Salto em distância masculino
5º lugar – Vitor Hugo da Cruz Rodrigues
• Arremesso de peso masculino
2º lugar – Carlos Eduardo Vicente Alegre
• Arremesso de peso down
1º lugar – Sandro Aulidimar Fernandes Lima
• Lançamento de pelota masculino
3º lugar – Rique Jherson Alvarenga Franco
• Lançamento de dardo masculino
1º lugar – Gustavo Henrique da Silva Buscioli
• Tênis de mesa individual masculino
1º lugar – Gustavo Henrique da Silva Buscioli
• Tênis de mesa dupla masculino
1º lugar – João Lucas Lima dos Santos e Gustavo Henrique da Silva Buscioli

A fase estadual promete ser mais um capítulo emocionante dessa trajetória de inclusão, esforço e superação. Caso tenha interesse em colaborar com a APAE de Amambai e contribuir com a ida dos alunos à próxima fase das Olimpíadas, entre em contato com a diretora da instituição, Adriana Garai, pelo telefone (67) 9 9150-3224.

Fonte: Geovana Biron /Amambai Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-