19.5 C
Dourados
quinta-feira, 10 de julho de 2025

MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025

- Publicidade -

Entre os dias 11 e 13 de julho de 2025 Mato Grosso do Sul participa da Global Birdfair, a maior feira internacional dedicada ao turismo de observação de aves e à conservação ambiental. Realizada anualmente no Reino Unido, a feira reúne destinos, operadoras, especialistas, organizações e amantes da natureza de todo o mundo.

Neste ano, o Brasil participa no estande da Embratur, que realiza sua estreia oficial no evento, destacando o país como um destino de natureza e biodiversidade. O Mato Grosso do Sul integra essa participação, com o objetivo de posicionar o estado como referência nacional e internacional em birdwatching.

Representando a Fundação de Turismo, participa o gerente de Inovação da Oferta Turística, Edson Moroni, em articulação com empresas locais IGR Visit Pantanal, por meio de Manuela Bernardy, especialista em roteiros de birdwatching no Pantanal Sul.

Para Moroni, “a feira é uma oportunidade estratégica para divulgar o potencial do estado ao público britânico — tradicional consumidor de viagens de observação de aves —, além de dialogar com operadoras internacionais e o público final especializado em turismo de natureza”.

Segmento de observação de aves

A participação na Global Birdfair reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com o aviturismo/birdwatching, considerado um segmento prioritário para o estado. Ao longo dos últimos anos, a Fundtur MS tem liderado iniciativas que visam fortalecer a governança do setor e ampliar a promoção de experiências turísticas sustentáveis e de alta qualidade.

Segundo o diretor-presidente da instituição, Bruno Wendling, “posicionar o Mato Grosso do Sul como um destino de observação de aves no cenário global é uma ação estratégica que reforça a biodiversidade como ativo turístico e promove o desenvolvimento sustentável de nossas regiões”.

MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025
Foto: Edson Moroni

Diversidade de rotas e experiências

O estado possui mais de 738 espécies de aves registradas, tornando-se um dos destinos mais ricos para a prática do aviturismo no Brasil. Essa diversidade é resultado da presença de quatro importantes biomas: Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e a porção brasileira do Chaco.

Para valorizar esse potencial, a Fundação de Turismo vem estruturando diversas rotas especializadas de observação de aves, conectando destinos turísticos e unidades de conservação. Entre elas, destacam-se:

  • Rota de Aviturismo da Rota Bioceânica, com foco nos municípios de Campo Grande, Jardim, Bonito e Porto Murtinho;
  • Rota de Aviturismo nas Unidades de Conservação da Mata Atlântica, incluindo Jateí, Naviraí, Itaquiraí, Mundo Novo e Eldorado;
  • Rota do Cerrado, com destaque para os municípios de Costa Rica e Alcinópolis;
  • Além dos produtos turísticos consolidados do Pantanal Sul e da Serra da Bodoquena, reconhecidos mundialmente por sua riqueza natural.

Essas rotas integram um esforço coletivo que envolve parcerias com operadoras, guias especializados, unidades de conservação, associações locais e iniciativas regionais — como o Visit Pantanal — consolidando o Mato Grosso do Sul como um modelo de aviturismo de base comunitária, responsável e de qualidade.

A presença de MS na Global Birdfair 2025 é mais um passo na construção de um posicionamento internacional sólido, focado na conservação da biodiversidade, na valorização dos territórios e comunidades locais e na diversificação da oferta turística.

Com investimentos em infraestrutura, capacitação, promoção e sustentabilidade, Mato Grosso do Sul mostra que o turismo de observação de aves não é apenas uma tendência global, mas um caminho real para o desenvolvimento de um turismo mais consciente, inclusivo e conectado à natureza.

Fonte: Gerência de Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-