Com foco em gestão e liderança e empreendedorismo, começou o Programa Donas do Agro, uma iniciativa do Senar/MS voltada para mulheres que atuam no campo. A aula inicial acontece no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte. Mariana Urt, diretora-técnica do Sistema Famasul, esteve no lançamento e reforçou a necessidade de abrir espaço para o protagonismo feminino no campo.
“O Programa Donas do Agro está alinhado ao Planejamento Estratégico do Senar/MS, especialmente quando falamos em fortalecimento institucional, inovando o portfólio educacional ao oferecer formação para lideranças femininas em consonância com o contexto social e histórico atual”.
O programa será realizado em Campo Grande e deve atender todos os municípios do estado através de indicações dos Sindicatos Rurais. Serão 02 encontros mensais, com duração de 80 horas, atingindo mais de mais de 30 mulheres neste primeiro momento.
A aula é organizada em três eixos temáticos:
Família e Liderança: Governança, sucessão familiar, perfil comportamental, comunicação, liderança de equipes e protagonismo feminino.
Gestão e Inovação: Gestão estratégica, princípios ESG no agro, tendências e inovações.
Desenvolvimento Regional e Negócios: Oportunidades locais, desenvolvimento regional e liderança feminina.
Com isso, o Donas do Agro atende tanto à demanda por capacitação quanto à promoção da igualdade de gênero no campo, sendo um pilar de desenvolvimento social e econômico sustentável.
“Capacitar essas mulheres é crucial para o crescimento pessoal e profissional delas e para a eficiência e sustentabilidade dos negócios no meio rural. A formação oferecida busca proporcionar as ferramentas para liderar, inovar e transformar suas realidades, além de promover redes de apoio entre participantes, docentes e instituições”, afirma a idealizadora da iniciativa, Katiuscia Nasu.
O programa é voltado para produtoras rurais, trabalhadoras das diversas cadeias produtivas do agronegócio e colaboradoras de Sindicatos Rurais. É necessário ter mais de 18 anos e ensino superior completo. Procure o Sindicato Rural do seu município para saber mais.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul