26.8 C
Dourados
sábado, 12 de julho de 2025

Coluna Prosa&Política

- Publicidade -

Por José Luiz Nunes Moreira
Jornalista – DRT/RS 5759-21/100

Internacional

Nas redes sociais, Trump mantém coerência golpista
Tarifaço 1

Coluna Prosa&Política
Megalomania é uma obsessão psicológica por poder, relevância ou omnipotência. É caracterizada por uma exagerada autoestima das pessoas nas suas crenças e/ou poderes e, em certos casos, fantasias ou delírios de grandeza. (Fonte: Wikipedia)

Mais uma medida diabólica do presidente norte americano, Donald Trump, veio à tona. Dessa vez direcionada ao Brasil, anunciando tarifas de 50% aos produtos brasileiros, a partir do dia 1 de agosto, como também, tecendo críticas ao processo judicial em curso no Brasil contra núcleos da tentativa de golpe de Estado do 8 de janeiro. Façanha, tal qual, praticou assim que foi derrotado nas urnas pelo democrata. Assim como Jair Bolsonaro ciscou para continuar no poder, incentivando admiradores a invadirem o congresso.

Em uma publicação feita nas redes sociais, Trump alega que a taxação seria aplicada em razão de déficit na balança comercial com o Brasil, saiu em defesa de Jair Bolsonaro (PL) e fez críticas à “forma com que o Brasil vem tratando o ex-presidente”, classificando como uma “desgraça internacional”.

Trump diz que o Brasil está fazendo coisa horrível no tratamento dado ao ex-presidente Bolsonaro. “Ele não é culpado de nada, exceto de ter lutado pelo povo”, diz Trump.

Interesses familiares acima dos nacionais – O economista norte-americano Paul Krugman, colunista do jornal The New York Times e vencedor do Nobel de Economia de 2008, classificou o presidente do seu país como “mau e megalomaníaco”.

Krugman afirmou que não há razões econômicas que justifiquem tal medida e que se trata, essencialmente, de uma tentativa de livrar Jair Bolsonaro da condenação por tentativa de golpe de Estado. 

“Trump realmente imagina que ele pode usar tarifas para intimidar uma nação gigante, que sequer é muito dependente do mercado dos Estados Unidos, para que eles abandonem a democracia?”

Tarifaço 2
Lula

Em resposta, o presidente da República do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, afirmou que “o Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”. Também disse que qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de Reciprocidade Econômica. “A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, declarou. 

O que diz a lei de reciprocidade citada por Lula em resposta a Trump? – A lei define quais ações estrangeiras podem ser alvo de retaliação brasileira. A lei da reciprocidade estabelece critérios para respostas a ações, políticas ou práticas unilaterais de país ou bloco econômico que “impactem negativamente a competitividade internacional brasileira”. A norma valerá para países ou blocos que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”.

Fonte: Agência Brasil-

*¹Película / Saiba mais sobre megalomania

Nacional

Benefício
Saiba como vai funcionar a tarifa social de energia

tarifa social de energia elétrica, que prevê gratuidade para consumidores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), entrou em vigor no dia 5 deste mês. O benefício será aplicado automaticamente nas residências com consumo de até 80 kWh.
As estimativas do governo apontam que 60 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com a isenção e 55 milhões com descontos.

Os critérios para ter acesso à tarifa social são – família inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estão no Cadastro Único; família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha pessoa com doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico, requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Também têm direito ao benefício as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, cujo consumo mensal seja de até 80 kWh/mês.

Além da tarifa social, que prevê a isenção integral na conta, a medida do governo também oferece desconto na conta de luz das famílias com renda entre meio e um salário mínimo com consumo mensal de energia de até 120 kWh.
Não precisa solicitar o benefício. A tarifa social é aplicada automaticamente na fatura das famílias cujo titular da conta esteja inscrito no Cadastro Único.

Bancos podem retomar carro financiado sem acionar a justiça
Entrou em vigor o Marco Legal das Garantias, que permite a retomada extrajudicial de veículos com pagamentos em atraso


Desde outubro de 2023, uma mudança silenciosa na legislação tem alterado o cenário dos financiamentos de automóveis: o chamado Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023) que autoriza credores, como bancos e instituições financeiras, a retomarem veículos com parcelas atrasadas de maneira extrajudicial, ou seja, sem a necessidade de acionar a Justiça.

A mudança veio acompanhada de sua regulamentação prática. A medida foi aprovada com a promessa de baratear o crédito e dar mais segurança jurídica aos bancos.

Meu carro pode ser tomado sem aviso? – Não é assim tão simples. A retomada exige:

notificação do inadimplente, via carta e meios digitais, e prazo legal de 20 dias para a regularização ou contestação (ou 15 dias, se previsto). Em caso de falta de ação, o banco pode solicitar restrição de circulação junto ao Detran e retirada do veículo em via pública, durante o dia, sem uso de força.

 Na prática, o alerta é claro: quem atrasa o pagamento pode perder o carro em poucas semanas.

Direitos do consumidor – o devedor pode contestar cobranças indevidas via canais bancários. Após a retoma, ainda há um prazo de cinco dias para quitar a dívida por completo e reaver o carro, o chamado direito de purgar a mora.

Além disso, se houver cobrança indevida, a lei prevê multas e indenizações. O credor também deve prestar contas dos custos de remoção, notificações e eventuais emolumentos

Fonte: Com informações ICL Notícias

Estadual

Prêmio de Inovação na Gestão Pública
Iniciativa do Governo de MS prevê R$ 294 mil em premiação

Coluna Prosa&Política

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SAD (Secretaria de Estado de Administração) e Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS). O concurso tem por finalidade reconhecer, valorizar e incentivar iniciativas inovadoras que contribuam para a modernização da gestão pública estadual e tragam resultados positivos para o serviço público e a sociedade.

O concurso contempla duas modalidades. A primeira é Práticas Inovadoras, destinada a propostas já implementadas no âmbito do Poder Executivo Estadual, com vigência mínima de seis meses, resultados mensuráveis e foco na melhoria dos serviços públicos. A segunda é Ideias Inovadoras, voltada a propostas ainda não executadas, mas com potencial para gerar soluções eficazes para o serviço público.

As inscrições seguem abertas até 25 de agosto de 2025, e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema SIGFUNDECT, no endereço: https://sigfundect.ledes.net.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial www.escolagov.ms.gov.br, no botão Prêmio de Inovação, nos telefones 3348-6637 e 3348-6633 ou pelos e-mails [email protected] para dúvidas sobre o SIGFUNDECT, ou via telefone (67) 3316-6725, de segunda a sexta-feira, entre 07h30 às 17h, e [email protected] sobre o edital.

Fonte:  Comunicação Escolagov

Tarifaço 3
Deputados debatem taxação de produtos brasileiros

Na sessão da Assembleia Legislativa de MS do dia 10 último, deputados abordaram carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos a América (EUA), Donald Trump, ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o comércio internacional celebrado entre os dois países.

Pedro Kemp (PT) – “Uma verdadeira e ridícula afronta a soberania nacional, ver nos noticiários, que o presidente dos Estados Unidos havia mandado uma carta ao governo brasileiro, dizendo que taxaria todos os produtos brasileiros em 50%, porque o Brasil estaria fazendo uma perseguição injusta ao ex-presidente Bolsonaro e às big techs (…) aqui em Mato Grosso do Sul, também percebemos já hoje, um dia depois do anúncio da carta, dólar em alta, bolsas caindo, tudo em função dessa medida.”

Pedrossian Neto (PSD) –  “Acordei preocupado, o que está em jogo aqui é a relação entre os dois maiores países do hemisfério americano, historicamente amigos, aliados e parceiros, sabotada pela imposição de uma tarifa de 50%, altíssima para todos os padrões internacionais e que ferem acordos dos quais os Brasil e EUA são signatários desde 1947 (…) é necessário voltar a um comércio baseado em regras, não na força, com respeito, diplomacia, diálogo e soberania nacional.”

Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa- “A política utilizada não é com relação ao Brasil e nem poderia ser, infelizmente, e até por astúcia, aqui no Brasil o assunto tornou-se política ideológica, mais do que tarifária, comum entre os países (…)  isso pode ser mudado, o que precisa é de equilíbrio, tratar com responsabilidade, tanto do governo brasileiro, quanto do americano. Não é um assunto novo, a responsabilidade é do presidente Lula de tocar essa política, essa balança comercial será equilibrada no bom senso, independente do posicionamento político ideológico.”

João Henrique (PL) – “Sobre a carta norte-americana, a direita a nível internacional tomou essa postura, não por conta de uma posição isolada, mas talvez por apoios a algumas instituições e países que não respeitam a democracia, uma delas é o Irã. Acordos internacionais permitiram que ditaduras progredissem e tivessem um orçamento próximo aos EUA. (…) É preciso rever as parcerias que o Brasil adotou, um país sempre encima do muro desde Dom João VI. A política visa fortalecer quem são os verdadeiros parceiros, e quem não é, está na contramão daquilo que será realizado a nível de política internacional.”

Fonte: Campo Grande News

Tucanos saem do ninho?

Coluna Prosa&Política

Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, e o governador Eduardo Riedel (PSDB) reuniram-se em Brasília com a cúpula nacional do PL para discutir o cenário político de Mato Grosso do Sul e um possível ingresso no partido. A conversa abordou o fortalecimento do PL no estado, com a inclusão de lideranças, prefeitos e candidatos. Azambuja afirmou que a decisão sobre a mudança partidária será tomada em conjunto com aliados e que já iniciou conversas com membros do PL em Mato Grosso do Sul, incluindo deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos. A prioridade é a reeleição de Riedel e o fortalecimento da direita no estado, visando a ampliação da bancada e a disputa de cargos majoritários em 2026.

Sem dúvida, líderes; votação confirma

Vander Loubet e Pedro Kemp foram eleitos para comandar o PT no diretório estadual e em Campo Grande, respectivamente. A vitória foi celebrada na sede da CUT, com ambos destacando a união em torno da reeleição do presidente Lula em 2026. Kemp obteve 75,5% dos votos, enquanto Loubet conquistou 82,47% na Capital. Os novos líderes enfatizaram desafios como fortalecer o partido, atualizar a lista de filiados e melhorar a comunicação interna. Loubet destacou a importância de debates no Congresso, onde o governo federal enfrenta pressão política. A eleição contou com 949 votantes na Capital, e o resultado completo do interior será divulgado em breve.

Fonte: Campo Grande News

Dourados
Rosa Dantas, vitória histórica

O processo de Eleição Direta do PT em Dourados garantiu a vitória histórica de Rosa Dantas, que se torna a primeira mulher a assumir a presidência municipal da sigla na cidade. Com 380 votos, ela superou brancos e os votos na chapa consensual, consolidando um avanço significativo da participação feminina na política local.

Trajetória e bandeiras de Rosa Dantas -doutora em Educação, servidora técnica da UFGD e ativista há anos envolvida com as pautas locais, Rosa destacou em entrevista à Folha de Dourados que sua candidatura representou uma renovação e o fortalecimento da diversidade no PT.

Os objetivos da gestão da presidente do PT de Dourados são – promover a maior participação de mulheres e juventude nas decisões partidárias; fortalecer a aproximação com movimentos sociais e sindicatos; priorizar pautas de justiça social, políticas de moradia e ampliação de espaços culturais.

Fonte: Folha de Dourados

Arara-azul
Ave símbolo do MS

Fica instituído, através da Lei Estadual 6.442 de 2025, que a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é a ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposição foi de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), em reconhecimento “à sua relevância ecológica, cultural e turística para o Estado”.

O parlamentar argumentou na apresentação da presente lei que a ave é nativa do Pantanal e de outras áreas de importância ecológica do estado, como o Cerrado, sendo um indicador da riqueza de nossos ecossistemas. “Além disso, simboliza o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, justificou Mochi.

Fonte: Assembleia Legislativa

Alto Amambai

Estudante de Amambai é ouro em olimpíada científica

Coluna Prosa&Política

Heitor Brites Oleksyw, da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, da rede de ensino de Amambai, representou Mato Grosso do Sul na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no Rio de Janeiro

Entre os 683 alunos premiados com a medalha de ouro em todo o território nacional, um dos destaques foi o sul-mato-grossense Heitor Brites Oleksyw. Ele foi um dos três representantes da Rede Estadual de Ensino de MS que conquistaram o ouro na competição, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Heitor, que já havia conquistado medalha de bronze em edições anteriores, contou que sua jornada com a olimpíada começou de maneira despretensiosa:

“Quando fiz pela primeira vez, achei que era só uma das várias provas do governo, sem muita preocupação. Mas depois que ganhei bronze e fui descobrindo os benefícios que a OBMEP poderia me dar, passei a me dedicar mais aos estudos. No ano passado, fiz a prova novamente e me tornei um dos medalhistas de ouro”, compartilhou.

Além do reconhecimento público, os medalhistas da OBMEP também têm acesso a oportunidades acadêmicas significativas, como o ingresso no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), com aulas avançadas de matemática e uma bolsa mensal de R$ 300, oferecida pelo CNPq.

Fonte: Secom Amambai, Comunicação SED/governo MS

Sempre alerta para servir 1
Escoteiros realizam ação ambiental no Parque Panduí

Grupo Sesquicentenário promove e recebe visita do prefeito Sérgio Barbosa

O Grupo Escoteiro Sesquicentenário realizou no dia 5 de julho uma ação de limpeza e de atividades educativas no Parque Panduí e no entorno do rio que corta a área verde em Amambai. A atividade contou com a participação dos escoteiros e lobinhos, que passaram o dia no local envolvidos em diversas ações ambientais e treinamentos.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, acompanhou de perto as atividades desenvolvidas pelo grupo e destacou a importância da consciência ambiental e do protagonismo juvenil em ações de preservação da natureza.

Sempre alerta para servir 2
Grupo Escoteiro Sesquicentenário

Após alguns anos sem atividades, o Grupo Escoteiro Sesquicentenário retomou suas ações no início de 2024. A nova diretoria foi eleita no mês de junho de 2025 e tem como presidente o soldado do Corpo de Bombeiros Militar, Jeferson Lopes dos Santos. A diretora de métodos é a escotista e psicóloga, Milena Maia.

O grupo desenvolve um programa educativo adaptado para diferentes faixas etárias. Segundo Milena, o objetivo é promover o crescimento integral dos jovens, estimulando a construção de um mundo mais justo e fraterno.

“O Escotismo é mais do que uma atividade recreativa. É um movimento mundial com mais de dois milhões de participantes, sendo mais de 200 mil só no Brasil, que promove valores como respeito, responsabilidade e cuidado com o próximo e com o meio ambiente”, destacou Milena.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Vai sair do papel
R$ 11 milhões para a obra do Anel Viário de Amambai

O Governo de Mato Grosso do Sul formalizou um aporte financeiro crucial de R$ 11.080.790,28 para o município de Amambai, como contrapartida que viabiliza a construção do Contorno Viário da cidade, uma obra de infraestrutura estratégica que se insere diretamente nas ações relacionadas à Rota Bioceânica.

O projeto tem um investimento total de US$ 7.067.400,00, sendo US$ 5.100.000 na forma de recursos não reembolsáveis (doação) do governo federal, através do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul.

A nova infraestrutura promoverá melhoria na qualidade de vida da população local ao desviar o tráfego pesado do centro urbano de Amambai, além de facilitaro transporte de cargas na estratégica faixa de fronteira entre Brasil e Paraguai, fortalecendo a logística e o intercâmbio comercial do Mercosul.

Fonte:  Comunicação Seilog/Agesul

Arraiá da Alegria
Sabores e cultura com quadrilhas, teatro e culinária típica

Coluna Prosa&Política

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Desporto e Cultura, convida toda a população para participar do Amambai Arraiá da Alegria, que será realizado neste sábado, dia 12 de julho, a partir das 19h, em frente à Prefeitura de Amambai. A tradicional festa julina promete uma noite repleta de música, dança, teatro, comidas típicas e muita alegria para toda a família.

Com o objetivo de valorizar a cultura local e fortalecer o vínculo com a comunidade, o evento contará com diversas atrações culturais e apresentações artísticas. São elas: Violas de São Gonçalo; Garotos do Balanço; Teatro O Casamento de Maria Flor/Grupo Luzes da Ribalta; danças e quadrilhas com a participação das escolas estaduais Fernando Corrêa e Cel. Felipe Brum e do Grupo da Terceira Idade; fanfarra da Escola Vespa e gastronomia típica preparada por entidades locais.

Glossário

Coluna Prosa&Política

Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados.

Amassar barro – percorrer por inúmeras vezes o mesmo trecho, o mesmo trajeto.

Boca entaipada – situação delicada de enfrentar. Em geral diz-se daquelas perigosas.

Belas ou delas – no jogo de bolita, retirada simultânea de duas ou mais bolitas do curral.

Canha – cachaça

Carapinha – pessoa com cabelo encaracolado.

‘Culture-se’

Música
Ouro de Tolo – Musica de Raul Seixas

A música foi lançada pela editora Abril Cultural e faz parte da coleção Nova História Música Popular Brasileira.

Crítico, cáustico e um artista gravemente consciente debaixo da aparente euforia de sua arte, Raul está sempre dizendo coisas, afirmando, instigando. Ouro de Tolo é um dos exemplos mais significativos da linguagem deste compositor e seu primeiro sucesso de público.

*¹Película
Megalópolis

Filme de Francis Ford Coppola, 2024. Megalópolis conta a história de um arquiteto ambicioso que deseja redesenhar Nova York em uma utopia moderna após um desastre que a reduziu a cinzas, mas seu desejo colidirá de frente com um prefeito conservador que o impede.

A narrativa aborda temas inerentes e fundamentais à existência humana: ambição, o poder, a inveja, a ganância, o orgulho e a luxúria.

Edição: Viviane Viaut

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-