Na última quinta-feira, dia 10 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizou um mutirão de combate à dengue nas vilas Doriane e Monte Cristo. A ação aconteceu durante todo o dia e foi motivada pela alta incidência de casos da doença nessas regiões, mesmo em pleno período de temperaturas mais baixas.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Sinthia Maciel Neves, a ação contou com a atuação de toda a equipe do controle de vetores, que foi direcionada para as duas localidades. Os agentes percorreram quarteirões realizando um pente-fino nos imóveis e terrenos, com foco na identificação, tratamento e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Durante o trabalho, uma equipe de apoio também esteve mobilizada para o recolhimento de materiais e depósitos encontrados, conforme a sinalização feita pelos agentes em campo. A mobilização foi organizada a partir de dados de infestação levantados pela Vigilância em Saúde, que apontaram a necessidade de intensificar as ações nas duas vilas.
A Prefeitura de Amambai reafirma seu compromisso com a saúde pública e reforça que o descarte inadequado de resíduos ainda representa um dos principais fatores de risco para a proliferação do Aedes aegypti. A orientação é que cada morador mantenha quintais limpos e evite o acúmulo de água em recipientes.
Medidas preventivas recomendadas:
– Remoção de água parada: eliminar recipientes como pneus, garrafas, vasos e pratos de plantas que possam acumular água;
– Tampas em caixas d’água e reservatórios: mantê-los sempre bem fechados;
– Limpeza de calhas e lajes: evitar o acúmulo de água da chuva mantendo esses locais sempre limpos;
– Descarte correto de lixo: acondicionar os resíduos em sacos plásticos e lixeiras fechadas;
– Limpeza de bandejas: higienizar com frequência as bandejas de ar-condicionado e geladeiras que acumulam água.
Fonte: Secom /Prefeitura de Amambai