Para fortalecer os pequenos negócios e trazer novas oportunidades de mercado, o Sebrae/MS executa o programa Move +, que em 2025 beneficia 325 empresas de todas as regiões de Mato Grosso do Sul. A iniciativa oferece consultoria personalizada e uma trilha de conhecimento voltada à preparação dos empreendedores para negociações no mercado B2B, de empresa para empresa.Mais do que identificar pontos de melhoria dentro do negócio, o programa prepara o empresário para se apresentar com mais segurança e assertividade a potenciais compradores. Os participantes também têm acesso a momentos de networking, feiras e rodadas de negócios, com foco na geração de novas parcerias comerciais.“O intuito é gerar conexões entre os empreendedores que resultem em novos negócios, promovendo as vendas B2B. Com a consultoria, o empresário recebe suporte para se adaptar às exigências do mercado, ajustando a precificação, capacidade de produção, rotulagem e até mesmo o discurso de apresentação do produto ou serviço”, explica o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor do projeto, Roger Corona.Além de receber consultoria especializada, cada participante é inserido em uma trilha de capacitação, com cursos de gestão, marketing digital, finanças e outras áreas estratégicas, conforme o nível de maturidade do negócio. O programa contempla microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, indústrias e agroindústrias.Dentro deste trabalho, neste mês, os empresários atendidos pelo programa participaram de encontros presenciais em diferentes municípios do Estado: Campo Grande, Dourados, Bonito, Três Lagoas e Rio Verde de Mato Grosso. As reuniões promoveram a integração regional dos participantes e apresentaram outras soluções do Sebrae que podem impulsionar ainda mais o crescimento dos negócios.Transformações que já começaramSomente na região oeste do estado, 44 empresas são atendidas por meio do Move +. Entre elas está a Dona Lolla Costura Criativa, de Jardim, que tem como responsável a artesã Elizângela Bazzo. Com o auxílio do programa, ela começou a vender para lojistas e conseguiu acessar novos mercados a partir da participação em consultorias nas áreas de finanças, marketing e fotografia. |