José Luiz Nunes Moreira *³
Jornalista – DRT/RS 5759-21/100
Internacional
Química entre Lula e Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta semana, dia 24, estar feliz com o resultado da sua viagem para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em especial, com o aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar um diálogo.
Considerando as tensões diplomáticas recentes, como o tarifaço e sanções a autoridades brasileiras, Trump surpreendeu ao adular o presidente Lula, dizendo que conversava apenas com “gente legal”, declarando que presidente brasileiro é um homem muito legal, que os dois tiveram uma “química excelente”.
“Aquilo que parecia impossível, deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando Trump disse que pintou uma química boa entre nós”, declarou Lula durante coletiva de imprensa em Nova York.
O presidente disse que não há razão para os dois países permanecerem em atrito e que torce para que a relação das duas maiores democracias do continente dê certo.
“Fiz questão de dizer ao presidente Trump que temos muito o que conversar. Têm muitos interesses dos dois países em jogo, tem muita coisa para se discutir sobre a necessidade de a gente garantir a paz no planeta terra, e eu fiquei satisfeito quando ele disse que é possível a gente conversar”, acrescentou.
Fonte: Com informações da Agência Brasil
*¹ Veja na íntegra os discursos de Trump e Lula na Assembleia Geral da ONU 2025
*²Película
Saiba mais sobre a ONU
Nacional
PEC da Blindagem 1
Cenário nacional

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo proteger parlamentares contra investigações e processos criminais e civis foi rejeitadana quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do senado federal.
A PEC que determinava que deputados e senadores só poderiam ser processados após autorização prévia da Câmara ou do Senado, aprovada na semana passada por 344 deputados federais,foi considerada inconstitucional pelos 27 senadores que compõem a comissão do senado federal.
Como a comissão considerou o texto inconstitucional, o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP),afirmou que a proposta não deve ser votada pelo plenário e determinou o arquivamento definitivo.
Defensores
Defensores da medida dizem que a proposta é uma reação ao que chamam de abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF) e que as medidas restabelecem prerrogativas originais previstas na Constituição de 1988, mas que foram alteradas posteriormente.
Manifestações em praça pública
No último dia 21, manifestações contrárias à proposta foram realizadas em todo o país, levando milhares de pessoas às ruas em repúdio ao texto que blinda parlamentares e à tentativa de anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, refletiram na decisão de arquivar a emenda parlamentar.
Estadual

PEC da Blindagem 2
Cenário estadual / Deputados do MS a favor
Quatro dos oito deputados federais do Mato Grosso do Sul endossaram a emenda. Votaram favoráveis a PEC da Blindagem os parlamentares Luiz Ovando (PP), Beto Pereira (PSDB), Rodolfo Nogueira (PL) e Marcos Pollon (PL).
Na contramão
O posicionamento do quarteto contraria pensamento da população sul-mato-grossensemanifestadona pesquisa feita pelo jornal Correio do Estado, em parceria com o Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), onde 78,43% dos entrevistados discordaram da aprovação por parte dos deputados. A consulta foi realizada nos dias 20 e 21 de setembro, nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.
PEC da Blindagem3
Cenário estadual / Deputados do MS contra

FOTO MONTAGEM CORREIO DO ESTADO
Votaram contra a emenda os deputados federais Geraldo Resende (PSDB) e Vander Loubet (PT). Dagoberto Nogueira (PSDB) e Camila Jara (PT) não votaram.
Criador de cidades-esponja, arquiteto chinês morre em acidente aéreo no MS
Yu Kongjian foi pioneiro em um urbanismo cada vez mais necessário em tempos de crise climática
O arquiteto paisagista chinês Yu Kongjian, que desenvolveu o conceito de “cidades-esponja” adotado como política em diversas partes da China, atribuía suas inovações em gerenciamento hídrico urbano às experiências dos primeiros 17 anos de vida na Vila Dongyu, província de Zhejiang. Foi nesse período da infância e adolescência que ele observou como 200 famílias se organizavam ao redor de um sistema natural de lagos e riachos.
O especialista morreu nesta quarta-feira (24) aos 62 anos em acidente aéreo em Aquidauana (MS), região do Pantanal. Ele utilizou o conhecimento de sua infância e adolescência camponesa como base para seus projetos de infraestrutura urbana para recuperar o meio ambiente e tornar as cidades mais resilientes às mudanças climáticas.

O que são Cidades Esponja
O conceito de cidades esponja fundamenta-se na filosofia de “reter água no local”, conforme explicou Yu durante evento da organização Fórum Fronteiras. “Para manter a água no solo, porque tem a ver com a distribuição dos recursos hídricos, com a captação, seja do telhado ou do seu quintal e a distribuição, e não a canalização da água”, disse o arquiteto, contrastando a abordagem com sistemas convencionais que “concentram água em um sistema de dutos”.
A implementação prática envolve pelo menos três técnicas principais: jardins de chuva, telhados verdes e pavimento permeável. Um estudo realizado em cidades chinesas como Shanghai, Zhousha, Suzhou e Xi’an demonstrou que jardins de chuva reduzem escoamento superficial de águas pluviais entre 25% e 69%, com redução de escoamento máximo em até 71%. Telhados verdes conseguem reduzir taxa de escoamento superficial com atraso máximo de 20 minutos, permitindo absorção gradual pela infraestrutura urbana.
Fonte: Brasil de Fato
Alto Amambai
Clima
Casas destelhadas, árvores caídas e falta de energia

Temporal com ventos de até 81 km/h atingiu Amambai nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (22) provocando destelhamentos, torres retorcidas, queda de árvores e deixando parte da cidade sem energia elétrica.
Apoio
A Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Assistência Social, está recebendo doações destinadas às famílias atingidas pelo temporal. Cobertores, alimentos, roupas, telhas e lonasdevem ser entregues na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Dom Pedro II, na Praça Orlando Viol.
Podem ser doados
A Prefeitura reforça que não existe nenhum pedido de doação em dinheiro ou via PIX. As contribuições devem ser feitas apenas nos órgãos oficiais do município ou diretamente às famílias atingidas.
Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 193.
Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai
Expobai 2025
A 34ª edição da Expobai iniciou nesta quinta-feira, 25, e promete movimentar a cidade até 28 de setembro no Parque de Exposições. Com entrada gratuita pela primeira vez, o evento reúne atrações musicais, rodeio profissional, leilões, palestras, escolha da Garota Expobai, concurso já realizado, praça de alimentação e diversas outras atividades.
Entre as atrações confirmadas, estão nomes de destaque do sertanejo nacional. Na sexta-feira, 26, quem sobe ao palco é a dupla Léo & Raphael, conhecida pelo sucesso “Os Menino da Pecuária”, música que soma mais de 100 milhões de visualizações na internet e se tornou um dos marcos da carreira dos artistas.
No sábado, 27, a apresentação será de Israel & Rodolffo, donos do hit “Batom de Cereja”, canção que alcançou o topo das paradas e projetou a dupla para todo o país. Já no domingo, 28, o encerramento da festa ficará por conta de João Bosco & Vinícius, com repertório que inclui o clássico “Chora, Me Liga”, um dos maiores sucessos do sertanejo universitário.
A Expobai é considerada um dos eventos mais tradicionais do município e tem como objetivo promover o agronegócio, valorizar os artistas regionais e oferecer opções de lazer para toda a população. Além dos shows e atrações culturais, a feira contará com espaços voltados para negócios, leilões, expositores e ações voltadas ao setor produtivo.
Fonte: Amambai Notícias
O Filho do Saci e outros contos/ Odil Puques
O advogado e escritor amambaiense Odil Puques lança, nesta sexta-feira, 26, às 18h30, seu novo livro O Filho do Saci e outros contos. O evento acontece no Centro Cultural da secretaria municipal de Desporto e Cultura e faz parte da programação oficial em comemoração aos 77 anos de emancipação político-administrativa de Amambai, celebrados no dia 28 de setembro.
Esta é a segunda obra publicada por Odil Puques. O autor estreou na literatura em 2008 com o livro Causos & Prosas, também dedicado à preservação da tradição oral e da cultura popular. Em seu novo título, o escritor reúne contos inspirados nas histórias que escutava na infância, vindas das tropeadas que seu pai realizava. “Antes e depois da jornada, meu pai se reunia com a peãozada ao redor do mate e ali surgiam os causos de onças, sacis, curupiras e tantas outras figuras do imaginário popular”, relembra Odil.
Fonte: Governo MS
Glossário

Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados, todos extraídos do livro Che Tiempo Guaré, de Nery da Costa Júnior
Thomaz Larangeira – a companhia Matte Larangeira foi uma empresa que surgiu de uma concessão imperial ao comerciante catarinense Thomaz Larangeira, por serviços prestados na Guerra do Paraguai. Atuou na exploração da erva mate no sul do Mato Grosso do Sul. Foi o maior contrato de arrendamento que se tem no mundo.
Tereré – bebida fria ou gelada absorvida por uma bomba feita com erva mate, similar ao chimarrão. O uso compartilhado numa roda de amigos ou trabalhadores simboliza harmonia e amizade.
Taquaperi – nome de aldeia localizada no município de Coronel Sapucaia. Em guarani, significa: córrego entre bambu.
Tembekuá – índio que tem o lábio inferior furado para adereço.
“Culture-se”
Música
Arlindo Cruz/Herança Popular

Arlindo Cruz (1958–2025) foi um renomado sambista brasileiro, compositor, instrumentista e cantor, conhecido por sua participação no grupo Fundo de Quintal e por uma carreira solo de sucesso, que o consagrou como um dos maiores representantes do samba. Nascido no Rio de Janeiro e criado em Madureira, iniciou sua trajetória musical cedo e se destacou pela habilidade com o banjo e pela criação de inúmeros sucessos, como “Meu Lugar”, “Meu Poeta” e “O Bem”.
É autor de mais de 450 músicas gravadas por diversos artistas, como Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.
Cresceu em um ambiente musical, com o pai músico amador, e ganhou seu primeiro cavaquinho aos sete anos.
Estudou teoria, solfejo e violão clássico por dois anos na escola Flor de Méier.
Herança Popular é o quarto e último álbum de estúdio solo do cantor e compositor Arlindo Cruz. Lançado em outubro de 2014 pela Sony Music.
Assista o Álbum Herança Popular no YouTube Music
*¹Discursos de Trump e Lula na Assembleia Geral da ONU 2025
Discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia Geral da ONU 2025
Fonte: Record News
Discurso do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na Assembleia Geral da ONU 2025
Fonte: Governo do Brasil
*² Película
Videoaula sobre a ONU – Organização das Nações Unidas

Fonte: Brasil Escola
*³ Com edição e revisão de Viviane Viaut