34 C
Dourados
sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Coluna Prosa & Política

- Publicidade -

José Luiz Nunes Moreira *¹
Jornalista – DRT/RS 5759-21/100

Internacional

Risco de intervenção

A ofensiva do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, na Venezuela e na Colômbia alegando guerra contra cartéis do narcotráfico tem despertado preocupação de especialistas em geopolítica latino-americana.Estudiosos no tema alertam sobre interesse no mandatário estadunidense em desestabilizar a América Latina.

Para especialistas, o discurso antidrogas adotado pelos Estados Unidos funciona apenas como uma “cortina de fumaça”. Para o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, Gilberto Maringoni, o motivo mais evidente é tomar posse das maiores reservas de petróleo do mundo.

Para a professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo, Carolina Pedroso, a postura dos Estados Unidos em relação à América Latina está ligada ao projeto MAGA (Make America Great Again). “A partir de uma premissa de que, para que se restabeleça a grandiosidade do que teriam sido os Estados Unidos, é necessária uma condição sine qua non: a América Latina voltar a ser submissa aos interesses norte-americanos”, afirma. Segundo ela, essa agenda já existia no primeiro governo Trump, mas agora ele vem com muito mais força, muito mais musculatura para ir além de bravatas.

O que significa maga

Make America Great Again (em português: Torne a América Grande Novamente), abreviado como MAGA, é um slogan de campanha adotado em campanhas presidenciais nos Estados Unidos que se originou durante a campanha presidencial de Ronald Reagan na eleição presidencial em 1980 e que foi popularizado por Donald Trump durante a sua campanha presidencial em 2016. O conjunto das suas iniciais (“MAGA”) também é usado para se referir à ideologia de Trump (o Trumpismo), à base da sua política ou a um indivíduo ou grupo de indivíduos que se defina dentro dessa base.

A expressão não se resume apenas a uma promessa do presidente, mas uma forma de recuperar aquele que foi o seu slogan de campanha desde 2016 (e de Ronald Reagan, nos anos 1980) e também o acrônimo pelo qual ficou conhecido o seu movimento político.

Apoiadores do presidente se identificam como Maga nas redes. Magas se tornaram sinônimo de quem não apoia iniciativas de proteção ao meio ambiente, políticas de inclusão social (como cotas), reconhecimento de identidades de gênero não-binárias (além dos sexos masculinos e femininos), além de se identificarem com o forte nacionalismo promovido pelo presidente.

Fontes: Wikipédia e UOL

*² Película

Saiba mais sobre geopolítica

Lula reforça que América Latina é zona de paz e critica intervenções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, na segunda-feira (20), a soberania da América Latina e destacou que é prioridade manter a região como zona de paz. Ele recebeu, pela manhã, as credenciais de 28 novos embaixadores no Brasil e, em rápido discurso, criticou intervenções de países de fora da região.

“Somos um continente livre de armas de destruição em massa, sem conflitos étnicos ou religiosos. Intervenções estrangeiras podem causar danos maiores do que o que se pretende evitar”, disse aos diplomatas estrangeiros.Para o presidente, a região passa por um momento de crescente polarização e instabilidade.

“Vocês serão tratados e terão atenção do Itamaraty como se fossem amigos nossos há muitos anos, porque o que nós queremos é mostrar ao mundo que nós precisamos fortalecer o multilateralismo e o multilateralismo é baseado na boa relação cordial, comercial, econômica e, sobretudo, uma relação pacífica, sem ódio, sem negacionismo e sem ferir o princípio básico da democracia e dos direitos humanos”, acrescentou.

Fonte: Com informações ICL e Agência BrasilSaiba mais

Coluna Prosa & Política
Jiang Shixue

Veja abaixo link para artigo sobre “A Contribuição da América Latina para a Paz Mundial”, por JiangShixue

https://disparada.com.br/america-latina-paz-mundial/amp

Nacional

Justiça

Governo elabora projeto que agrava pena para organizações criminosas

 O projeto de lei chamado de Antifacção inclui agravar a pena para lideranças e integrantes de organizações criminosas. 

Os condenados pelo crime de organização criminosa qualificada, que passaria a ser um novo tipo penal, poderão receber a pena de 30 anos de prisão. O texto prevê ainda a criação de um banco de dados nacional para ter uma espécie de catálogo de informações dessas facções com a finalidade de reunir informações estratégicas para investigação e rastreamento desses grupos. 

De acordo com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o projeto prevê ações para diminuir os recursos financeiros das facções de maneira mais rápida.

O Projeto foi enviado na tarde desta quarta-feira (22) para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Fonte: com informações Agência Brasil

Acórdão

Defesa de Bolsonaro tem cinco dias para apresentar defesa 

Coluna Prosa & Política

O Supremo Tribunal Federal publicou na quarta-feira (22) o acórdão – decisão colegiada que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses por crimes contra a democracia, entre outros. Com a divulgação da decisão por escrito, começa a contagem regressiva para as defesas.

Se as defesas decidirem apresentar embargos infringentes, o prazo é de 15 dias.

Fonte: com informações Agência Brasil

Estadual

Eleições 2026

Revoada

Coluna Prosa & Política
Imagem: Criada com IA, licenciada pela Shutterstock/Folha Democrata

Matéria publicada no jornal Correio do Estado apura que os deputados federais Dagoberto Nogueira e Beto Pereira, ambos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB),devem migrar para o Partido Republicanos…que um dos parlamentares deve assumir o comando estadual da legenda e não indicarão candidatura ao cargo de senador, pelo fato  de terem fechado acordo para integrar o arco de aliança para reeleger o governador Eduardo Riedel (PP) e eleger o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) a senador da República.

Fonte: Com informações Correio do Estado

PT articula Frente Democrática

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (PT/MS) articula uma aliança política para as próximas eleições com o ex-deputado federal Fábio Trad, como candidato a governador; Gilda, mulher do ex-governador e deputado estadual Zeca do PT, como vice, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, ao Senado.

A estratégia, liderada pelo presidente estadual do partido, deputado federal Vander Loubet, busca aprovação do presidente Lula em reunião prevista para o mês de dezembro. O movimento marca o rompimento do PT com o atual governo de Eduardo Riedel e visa retomar o protagonismo do partido no estado. Vander Loubet afirma que não disputará reeleição como deputado federal, considera disputar o Senado ou aceitar a suplência de Simone Tebet, caso o presidente Lula orientar concentração de esforços na eleição de Simone.

“Agora quero contribuir de outra forma, talvez no Senado, ou apenas como presidente do PT. Se for para construir um projeto forte pro Lula, topo até ser suplente de Simone”, disse ele em entrevista ao Campo Grande News.

Fonte: com informações Campo Grande News

Alto Amambai

Confraternização em Campo Grande

Coluna Prosa & Política

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no encontro promovido pelo Clube dos Amigos de Amambai (CAA) em Campo Grande.

A confraternização ocorreu no dia 10 de outubro, na sede do Grêmio da Sanesul, reunindo amambaienses que moram na capital do Estado. A programação incluiu almoço, trucada, futebol, beachtennis e música regional.

De acordo com o presidente do CAA, Tiago Mariano, a diretoria do clube trabalha agora para conseguir um terreno. “No ano de 2008, eu e o Alcebiades Vargas Sarmento(Bide) iniciamos uma conversa com a Prefeitura de Campo Grande para recebermos um terreno, mas, como na época eu voltei para Amambai, o assunto acabou ficando parado”, lembra Tiago.

Histórico

O Clube dos Amigos de Amambai foi fundado em 27/05/1994, sob a presidência da amambaiense Leila Mariano da Silva, com o objetivo de integrar os amambaienses que moram em Campo Grande.

O evento contou com patrocínios da KelliAlimentos , Guilherme Espíndola, Ronaldo Nogueira Dutra e Jireh Comunicação e Marketing.

Fonte: Assessoria

Gestão Pública

A Prefeitura de Amambai marcou presença no 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de outubro, no Bosque Expo, em Campo Grande. Promovido pela Associação dos municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, o encontro reuniu lideranças de 69 municípios e mais de 2.000 participantes durante os três dias de programação.

Com o tema Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS, o evento promoveu palestras, painéis e debates sobre os desafios e soluções para uma administração pública mais moderna e eficiente.

O governador Eduardo Riedel também participou do congresso ministrando a palestra Desenvolvimento e Gestão Pública e destacando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do municipalismo, a redução das desigualdades regionais e a integração entre Estado e municípios.

Durante sua fala, Riedel ressaltou que o municipalismo se consolida como política de Estado em Mato Grosso do Sul, fortalecendo as parcerias com as prefeituras e garantindo resultados concretos para a população.

Na ocasião, o Governo do Estado e o Sebrae formalizaram a parceria do programa Cidade Empreendedora, iniciativa que apoia os municípios na gestão pública e no incentivo ao desenvolvimento econômico local.

  prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, destacou a importância do congresso para o fortalecimento da gestão pública e o aprendizado coletivo das equipes municipais. “Estamos aqui no terceiro congresso da Assomasul, com temas muito importantes, como a reforma tributária, que vai impactar diretamente a vida de todos os brasileiros. Trouxemos nossa equipe, com secretários de várias pastas, para que todos pudessem compreender melhor os assuntos tratados”, afirmou o prefeito.

Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai

Glossário

Coluna Prosa & Política

Com intuito de contribuir com o regionalismo, esta coluna publica vocábulos típicos e expressões regionais do Alto Amambai com seus devidos significados, todos extraídos do livro Che Tiempo Guaré, de Nery da Costa Júnior

Traia – conjunto de coisas velhas, de escassa ou nenhuma serventia atual, mas guardadaspara possível utilização em evento futuro.

Saludo(Espanhol) – saudação

Puada – golpe com puas(espigão da espora, em cuja extremidade está a roseta), esporas, puaço.

Abaixo, duas palavras enviadas pelo leitor da coluna, professor e poeta, Edirley Viana Vieira…amigo Leca.

Inticar – mexer com o outro.

De valde – à toa, sem fazer nada, parado.

“Culture-se”

Coluna Prosa & Política

Literatura

O Filho do Saci e Outros Contos

Os contos de Odil Puques em seu livro O Filho do Saci e Outros Contos

têm a lembrança viva das histórias de seu pai. “Quando em Menino, meu pai chegava das tropeadas acendia o fogo e, ao derredor do mate, ele e os peões entravam madrugada adentro contando as desaventuranças da jornada e aquilo me fascinava dumtanto que mesmo enxotado a ir dormir não pregava os olhos imaginando os encontros com lobisomens, sacis, caiporas e o perigo do estouro de uma boiada.”

São 32 contos. Se os temas são diversificados, a sensibilidade é uma constante, assim como a expressividade que vai além do que o senso comum enxerga.  Em muitos, se não na maioria, o protagonista é o Menino. “O Menino é você? Sim e não. Quero crer que o personagem possa representar o guri médio das cidades interioranas desse colosso de Mato Grosso. Do Sul. Do Céu.” Nem sempre o Menino está sorridente, se há tristeza, há mais ainda lições de vida. Assim acontece, em especial, no primeiro conto – Um Conto de Natal, onde o fantástico e o mistério predominam, e no conto O Reino das Bolitas; singelo, peculiar, especial, único. 

Coluna Prosa & Política
Ilustração: Ramão Fernandes

Lançamento na Morada dos Baís

Nesta sexta-feira, 24, às 19 horas, Odil Puques realiza o lançamento do livro na Morada dos Baís, centro cultural e um dos principais patrimônios históricos da capital sul-mato-grossense. O evento é aberto ao público em geral.

Endereço: Av. Noroeste, 5140

Centro – Campo Grande, MS

Contato Odil: 67 99983.7632 – celular e whats

Instagram: @odilpuques

Facebook: Odil Puques

Ficha Técnica

Autor: Odil Puques

Projeto gráfico: Biblio Editora

Capa: Ramão Fernandes

Prefácio: Nery da Costa Júnior

Primeira Orelha: Rogério Fernandes

Segunda Orelha: Biblio Editora

Contracapa: Letra da música Marco Pererá, de autoria de Jamil Martins

Revisão: Viviane Viaut Moreira

*¹ Com edição e revisão de Viviane Viaut

*² Película

American Factory (2019)

Coluna Prosa & Política

Aborda a aquisição de uma fábrica da General Motors por uma empresa chinesa nos Estados Unidos, destacando as diferenças culturais sobre a forma de se trabalhar e os conflitos trabalhistas. Com isso, gera um debate sobre globalização e direitos dos trabalhadores em meio à guerra comercial entre as duas potências mundiais. “Há uma tendência a pensar que geopolítica se trata apenas de guerras, mas o conflito pode ser indireto, como mostra esse documentário. O poder geopolítico é exercido nos detalhes”, avalia Moreira. Classificação indicativa: 12 anos.

Instituto Claro / Educação 

Leonardo Valle

Publicado em abril de 2024

Onde assistir 

Paramount+

Netflix 

Mercado Play

Prime Vídeo 

Veja mais indicações de filmes para entender sobre geopolítica no link abaixo 

https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/conheca-6-filmes-e-1-serie-para-ensinar-geopolitica

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-