Com a conclusão do primeiro ciclo formativo e a certificação de 52 estagiários, o Governo de Mato Grosso do Sul está fortalecendo o MS Multiplica, programa de estágio que consolida a política pública voltada à formação profissional, ao desenvolvimento institucional e à incorporação de práticas alinhadas às diretrizes ESG, que visam o equilíbrio dos aspectos ambiental, social e de governança.
A iniciativa de formação dos estudantes está conectada à adoção e disseminação de boas práticas na administração pública, e inclui a entrega de um e-book institucional com os pré-projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano. A publicação, que reúne diagnósticos e propostas criativas voltadas à melhoria de processos, ao uso eficiente de recursos e à ampliação de práticas sustentáveis na gestão, será direcionada aos órgãos que compõem o governo estadual.
As soluções apresentadas na manhã desta terça-feira (9), no auditório da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, incluem projetos selecionados pela aderência temática, consistência metodológica e potencial de contribuição para o aperfeiçoamento de políticas públicas.
Destaque para a produção sabão ecológico com reutilização de óleo de cozinha, o desenvolvimento de um programa de ergonomia preventiva e qualidade de vida, e o “MS bem-estar e saúde” que mapeia desafios, expectativas e necessidades dos servidores na área. Se somam aos projetos, a iniciativa “TI Circular”, que organiza, padroniza e reaproveita componentes eletrônicos e o programa de Saúde Mental dos Policiais Civis, que abarca a qualidade vida no ambiente de trabalho.
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Administração, Roberto Gurgel Filho, o encerramento do primeiro ciclo formativo representa um momento de avaliação e reconhecimento do impacto do MS Multiplica na trajetória dos jovens participantes.
“Encerrar um ciclo é sempre um convite à reflexão. Ver o quanto o MS Multiplica transforma vidas e entrega à sociedade pessoas mais preparadas mostra que estamos no caminho certo e alinhados ao compromisso do governador: não deixar ninguém para trás. Eu mesmo só entendi meu propósito durante um estágio, foi ali que percebi que o conhecimento muda histórias. Programas como este fazem exatamente isso, abrem portas, despertam potencial e ajudam cada jovem a encontrar sua trajetória.”
O evento marcou ainda a assinatura simbólica dos convênios com instituições de ensino superior, formalizando a continuidade das parcerias para 2026/2027. O ato reafirma a aproximação entre academia e administração pública, garantindo base institucional para a oferta de estágios e para o desenvolvimento de práticas formativas orientadas ao serviço público.
O MS Multiplica é estruturado pela atuação conjunta da SAD, Segov, SED, Escolagov e Fundect, que asseguram o alinhamento administrativo, pedagógico e metodológico do programa. A integração entre essas pastas possibilita aprimorar o modelo de formação, ampliar a participação de instituições parceiras e fortalecer práticas de inovação, sustentabilidade e gestão orientada a resultados.
Com o encerramento do ciclo e a formalização das parcerias para os próximos anos, o MS Multiplica reafirma seu caráter de política pública permanente voltada à qualificação de jovens profissionais e à promoção de práticas administrativas sustentáveis e inovadoras, ampliando sua contribuição para a administração estadual.
Participaram do evento: o superintendente de Programas Educacionais da SED, Davi de Oliveira Santos; Vinicius Soares de Oliveira, reitor da Unigran Capital; Renato de Aguiar Lima Pereira, reitor da Unigran Dourados; Edilson José Zafalon, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMS; Cássia Batista dos Santos Schmitt, Gerente Operacional a Uniderp; Alessandra Beker, diretora da Educação Continuada e Ensino Superior da Escolagov e Márcio Rogério Faria Custódio, Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil.
Fonte: Elaine Paes, Comunicação Segov
