30.4 C
Dourados
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Meteorologia projeta verão com chuvas irregulares e temperaturas acima do normal

- Publicidade -

Previsão elaborada por técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), aponta para a ocorrência de um Verão com chuvas irregulares, podendo ficar abaixo ou acima da média histórica, porém com temperaturas ligeiramente elevadas para o período.

O verão teve início nesse domingo (21) no Hemisfério Sul e se estende até dia 20 de março de 2026. Devido ao movimento natural do globo terrestre, há maior incidência de raios solares no Hemisfério Sul nesse período do ano, o que provoca aumento das temperaturas e, consequentemente, maior evaporação e disponibilidade de umidade na atmosfera que se converte em chuvas intensas. Os dias são mais longos e que as noites em função da maior radiação solar.

Outra característica marcante do verão é a ocorrência de rápidas e frequentes mudanças nas condições do tempo. “São comuns as chuvas de curta duração e forte intensidade, conhecidas como chuvas de Verão, pancadas de chuva ou, tecnicamente, chuvas convectivas. Dependendo do ambiente atmosférico atuante, esses eventos podem evoluir para tempestades intensas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e, ocasionalmente, granizo”, descrevem os meteorologistas do Cemtec/MS.

Baseando-se em dados históricos dos últimos 30 anos, os meteorologistas do Cemtec/MS concluem que o acumulado de chuvas em grande parte do Estado no verão varia entre 400 milímetros e 600 milímetros, sendo um pouco maior na região do extremo-nordeste, que inclui cidades como Costa Rica e Chapadão do Sul, onde as médias ficam entre 500 milímetros e 700 milímetros. No verão 2025/2026 “os volumes de precipitação tendem a oscilar em torno da média histórica, podendo apresentar totais ligeiramente acima ou abaixo da média histórica”.

Já com relação às temperaturas, as médias históricas variam entre 24°C e 26°C, com valores ligeiramente mais elevados nas regiões Noroeste e Nordeste (26°C e 28°C) e um pouco menor na região extremo sul (22°C e 24°C), isso para o trimestre compreendido entre janeiro a março, que abarca quase todo o Verão.

Para esse verão, a previsão climática aponta que, de modo geral, as temperaturas devem permanecer ligeiramente acima da média histórica no Estado. “Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação”.

Dezembro

Meteorologia projeta verão com chuvas irregulares e temperaturas acima do normal

Na primeira quinzena de dezembro, em apenas três pontos monitorados pelo Cemtec/MS a quantidade de chuvas ultrapassou a média. Foram em Mundo Novo, onde choveu 326,4 milímetros entre 1º e 15 de dezembro (eram esperados 179,9mm); em Sete Quedas (choveu 254,2mm e a média é 178,8mm) e em Três Lagoas (233,4mm contra média de 191,3mm). Em Campo Grande, Bela Vista e Ponta Porã, as chuvas no período ultrapassam em muito pouco a média (7mm na Capital e apenas 1mm nas outras duas cidades).

Nos demais 44 pontos monitorados pelo Cemtec/MS o nível de precipitação ocorrido na primeira quinzena de dezembro ficou abaixo da média histórica. Em Chapadão do Sul choveu apenas 20% do que era esperado para o período.

Fonte: João Prestes, Comunicação Semadesc

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-