Colóquio de jornalismo reforçou compromisso com a ética
Com o anfiteatro cheio o 1º Colóquio de Jornalistas da Região da Grande Dourados realizado na noite de sexta-feira passada (18) na Unigran, em Dourados, serviu, entre outros objetivos, para despertar entre os acadêmicos e os profissionais da área a necessidade de um maior compromisso com a ética.
Organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) em parceria com a Unigran, a mesa redonda foi formada pelo presidente da Federação Nacional da Fenaj, Celso Schröder; pelo professor-doutor do curso de Jornalismo da UFMS, Gerson Martins, membro da Comissão Nacional de Ética da Fenaj; pelo presidente do Sinjorgran e vice-presidente regional Centro-Oeste da Fenaj, Luís Carlos Luciano; pelo diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SindJor-MS), Geraldo Duarte Ferreira; e pelo jornalista Helton Costa que apresentou uma pesquisa quantitativa no âmbito local. A mediação esteve a cargo da coordenadora do Curso de Jornalismo da Unigran, Maria Alice Campagnoli Otre.
A pró-reitora da universidade, Maria Basé, saudou o público e os visitantes. O evento também representou a aula magna do Curso de Jornalismo.
O tema central foi “Os Jornalistas de Olho no Furacão” inspirado nas Operações Owari, Brother e Uragano desenvolvidas em Dourados respectivamente em julho de 2009 e setembro de 2010 pela Polícia Federal e Ministério Público desmantelando o esquema de corrupção instalado na prefeitura local e prendendo as principais autoridades políticas, secretários, servidores e empresários.
As falas mais esperadas da noite foram as de Schröder e do professor Gerson, ambos discorrendo com propriedade sobre o tema ressaltando, entre outros aspectos, que a ética é um dos pilares do bom jornalismo e um compromisso permanente dos profissionais.
Luís Carlos disse que a proposta do Sinjorgran foi justamente estimular essa reflexão e Geraldo reforçou a necessidade do jornalista ter orgulho da profissão.
A pesquisa do Helton baseou-se nos três principais sites locais e jornais impressos e a professora Maria Alice disse ao final que ficou a lição de esperança para que cada um cumpra a sua parte no aspecto ético.
O debate foi produtivo e diversificado. Respondendo a um dos questionamentos de que se deveria igualmente discutir ética com os empresários da mídia, Schröder disse que é preciso sempre se cobrar ética dos jornalistas e em relação à classe patronal se exigir um marco regulatório para que eles tenham os mesmos compromissos políticos e morais com a sociedade.
Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados

