11.1 C
Dourados
segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Amambai terá Amambai Centro de Pesquisa da Erva Mate

- Publicidade -

03/05/2017 08h00

Para o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, a iniciativa deve fortalecer e dar novo fôlego ao produtor amambaiense

Fonte: Assessoria Prefeitura de Amambai

Amambai (MS)- Em visita às áreas de produção de erva-mate no município de Amambai, agrônomos da Agraer, produtores associados a Agrimate, o Secretário Municipal de Agricultura e pesquisadores da Embrapa Florestas, discutiram uma proposta para o fortalecimento do cultivo da erva-mate na região.

O Coordenador Regional da Agraer, Antônio de Oliveira Peixoto acredita que “as parcerias entre os governos Federal, Estadual e Municipal são de vital importância para o retorno do cultivo da erva-mate na região da Fronteira”.

O retorno do cultivo da erva-mate é possível, uma vez que a região é naturalmente vocacionada e culturalmente a erva-mate sempre esteve presente na vida das pessoas da região, mas novas técnicas de produção devem ser apropriadas para as novas necessidades e usos potenciais que a cultura possibilita, é assim que Vanderley Porfírio-da-Silva, chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Florestas, definiu a contribuição da instituição para a retomada do cultivo da erva-mate na região.

Segundo o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, a iniciativa deve fortalecer e tornar grande o produtor amambaiense. “Com o fortalecimento do produtor amambaiense novos empregos são gerados a economia cresce mantendo assim Amambai na rota do desenvolvimento”, ressaltou.

O Secretário Municipal de Agricultura, Anilson Rodrigues de Souza, comentou que o governo municipal pretende apoiar iniciativas que tragam o desenvolvimento da produção da erva-mate, ainda segundo o secretário, a retomada da produção da erva mate na região além de favorecer a comercialização do produto a preços mais favoráveis e acessíveis aos consumidores, aumentará a geração de empregos e fortalecerá a economia do município e de toda a região da fronteira. “Com a ampliação da produção na região passaremos futuramente a exportar o produto para outros municípios do Estado e regiões do país”, disse o secretário.

Os pesquisadores da Embrapa consideraram a iniciativa da reunião uma oportunidade para apresentar e discutir avanços tecnológicos para o cultivo da erva-mate bem como captar as demandas dos produtores e técnicos que atuam no setor. “Temos a intenção de validar junto aos produtores da região o sistema de produção ‘Erva-20’, e para isso será necessário a cooperação técnica da Agraer e do apoio do município”, comentou o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Florestas, Ives Goulart.

Para os produtores da Agrimate, a reunião e visitas nas duas áreas produtoras de erva-mate, foi um momento de conhecer novas possibilidades para a produção e será importante para o avanço do conhecimento sobre o cultivo, que seja instalado uma área de demonstração do sistema Erva-20 no município.

O presidente da Agrimate, Wilson José de Assis, também manifestou o reconhecimento da importância da visita dos pesquisadores da Embrapa de Curitiba, em Amambai para trazer novos conhecimentos com relação a cultura da erva mate para o Município e Região.

Já o professor da UEMS e também produtor de erva-mate, Moisés Centenaro entende que com a instalação de um Centro de pesquisas da Embrapa Amambai, irá incentivar e ajudar no desenvolvimento e capacitação dos produtores novos e tradicionais e incentivará mais ainda outros produtores a aderirem esta cultura que já foi a maior fonte de geração de emprego e renda do nosso município e Conesul fronteira.

Para o agrônomo da Agraer de Amambai, Ademar Júnior a parceria entre Agraer e Embrapa com apoio do Prefeitura Municipal irá despertar interesses dos próprios produtores e na busca de apoio junto as instituições competentes para atender as suas necessidades através de uma assistência técnica correspondente.

Centro de Pesquisa da Erva Mate de Amambai deverá aquecer a produção no município gerando assim novas oportunidades de trabalho. / Foto: Decom

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-