17.4 C
Dourados
quarta-feira, 30 de julho de 2025

Presença feminina em torneio de pênaltis chama atenção em Amambai

- Publicidade -

05/07/2017 14h45

Cerca de 60 mulheres iniciaram o campeonato, que teve uma de suas etapas no último domingo (2)

Fonte: Redação

Amambai (MS)- O Campeonato de Pênaltis promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desporto e Cultura tem movimentado desportistas da cidade de Amambai e a presença das mulheres na competição tem chamado atenção.

Ao todo, cerca de 60 mulheres participam do certame, que inicialmente foi preparado somente para homens, mas que por conta da grande procura por parte das mulheres, teve também a abertura da categoria feminina, inicialmente, com um prêmio bem inferior, mas por conta das reclamações mais que justas, foi elevado.

“Quando surgiu o torneio e vi circulando o cartaz constando que o time vencedor do masculino ganharia uma moto, enquanto as mulheres, apenas R$ 300,00, eu fiquei indignada, afinal, há tanta luta pela igualdade, então porque essa divergência? (…) então o prefeito disse que se 50 times fossem formados por mulheres, ele daria uma moto também como prêmio, mas como não deu todo esse número, ele aumentou para R$ 1.500,00”, disse Zenaide Pereira, técnica do time Coração Valente.

O time Coração Valente é uma das 12 equipes que iniciaram o certame e é composto por mulheres que, na década de 90, jogavam juntas nos campeonatos de futebol femininos que havia.

“Não participamos tanto pelo prêmio, mas sim por diversão e pra rever as amigas que tínhamos perdido o contato, acho que o melhor do campeonato é isso, reunir os amigos e se divertir juntos, além é claro, praticar o esporte, que é muito importante”, disse uma das jogadoras do time Coração Valente, Rosa Linda Rodrigues.

Cada equipe é constituída por uma goleira e quatro batedoras, que se enfrentam mediante sorteio realizado pela equipe organizadora.

“Por se tratar só de pênaltis, fica muito mais fácil para nós, mulheres, porque há uma facilidade maior em conciliar os treinos com a nossa rotina corrida de esposas, mães, trabalhadores e agora, batedoras de pênaltis”, disse Zenaide.

Apesar de grande parte das mulheres que estão competindo já se conhecerem, Rosa Linda afirma não haver tanta amizade assim durante a competição. “Apesar de sermos amigas, dentro de campo não existe isso não, há uma rivalidade muito forte entre as meninas, dentro de campo, a gente esquece que somos amigas e partimos para cima”, comentou.

Mesmo se tratando de um torneio onde os competidores, em sua maioria, serem homens, Rosa Linda afirma não ver preconceito por parte deles que estão participando do campeonato. Segundo ela, a competição é saudável e bem vista por todos os competidores.

Uma das etapas do torneio aconteceu no último domingo (2). / Foto: Reprodução de vídeo

Rosa Linda enquanto batia um pênalti na última etapa do certame que aconteceu no último domingo (2)

A técnica do time Coração Valente, Zenaide Pereira (E), e a goleira, Maria Aparecida Viana Lopes

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

Coluna Prosa&Política

- Publicidade-