02/05/2018 20h01
Procon oferece plataforma para bloquear as ligações
Fonte: Mariane Chianezi/Midiamax
Diariamente isso pode estar acontecendo com você ou com algum amigo. Seu celular toca, é um número que se quer está na agenda de contatos e, quando você atende, ligação fica muda e em seguida, cai. Esse fato pode acontecer inúmeras vezes em um só dia e em Mato Grosso do Sul, há clientes de operadoras que recebem até 15 ligações. Incomodo pode gerar até multa às operadoras, explicou Procon.
Em Campo Grande, a jornalista e estudante de psicologia Paloma Ortega, de 21 anos, disse a reportagem que chamadas chegam a ser desagradáveis, pois atrapalham o seu dia.
“Ligam sempre no horário que estou no trabalho, e você atende pensando ser algo importante é não escuta nada. Isso é um incômodo muito grande, pois você não quer ficar recebendo ligação de estranhos 24 horas do seu dia”, contou.
Para a dona de casa, Maria José de Sá, de 65 anos, é extremamente irritante, porque telemarketing acontecem a qualquer hora do dia. “Às vezes eu estou fazendo alguma coisa em casa e tenho que parar e correr para atender. Meu filho, meu marido e sobrinha ficam fora de casa o dia inteiro, aí acho que deve ser alguma coisa importante e quando olho o celular, nunca fala nada”, afirmou.
Ligações são tão frequentes, que a dona de casa até decorou o final do número insistente e agora, ela recusa diretamente.
Mas o que é?
Mas afinal, o que faz com que os clientes recebam essa ‘enxurrada’ de ligações mudas? A reportagem conversou com Pedro Bastos, Desenvolvedor de Softwares, que explicou o que acontece.
“Essas empresas têm softwares que fazem ligações e essas ligações são encaminhadas à uma fila de atendentes e, muitas vezes os atendentes não estão disponíveis para atender”, então aí, ocorrem as ligações mudas e que caem em seguida.
O profissional ainda exemplificou o sistema: “É como se fosse uma secretária que tenta passar a ligação para o chefe e o chefe está ocupado”, explicou.
Procon
Para ‘facilitar’ a vida do consumidor, o Procon/MS oferece um recurso no site do órgão para bloquear esses números que perturbam diariamente oferecendo promoções. A ferramenta “BloqTel” bloqueia ligações para consumidores não receberem chamadas de telemarketing das operadoras.
O Superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, explicou que basta entrar no site e aderir à plataforma, “As empresas de telefonia usam robôs para fazer essas ligações e elas podem até serem multadas pela insistência. O BloqTel faz com que iniba essas ligações de telemarketing”, disse Salomão ao Midiamax.
Caso as ligações persistam através de outro número, o consumidor é orientado a entrar em contato com o Procon para formalizar reclamação. “Se ligações persistirem, empresa é autuada e pode até receber uma multa”, explicou o superintendente.
O que dizem as operadoras
Em contato com a assessoria de imprensa da Claro, foi informado que a empresa “segue a Legislação para realização de ligações de telemarketing”, e “esclarece que irá reforçar os procedimentos necessários para evitar o recebimento de ligações indesejadas pelos consumidores. “
Já a Vivo, informou que “atua em conformidade com a legislação e remove de todo tipo de mailing os dados dos consumidores que não desejam ser contatados por suas equipes de vendas”. E também orientou consumidor a retirar nome das listas das empresas por meio do site divulgado pelo Procon.
“Também é possível ligar diretamente no call center da Vivo e fazer essa solicitação”, informou empresa por meio de nota.
A reportagem também contatou posteriormente a Tim e a Oi, e aguarda posicionamento.
*Atualizada às 18h40 para acréscimo de informação.
