22.9 C
Dourados
terça-feira, 30 de abril de 2024

Você sabe quanto tempo uma célula leva para morrer?

- Publicidade -

25/08/2018 10h00

Fonte: Mega Curioso

Durante a vida, o ser humano passa por milhares de transformações e, para garantir o bom desenvolvimento ao longo dos anos, células são constantemente trocadas. Um desses processos é a morte celular programada (PCD, em inglês) ou apoptose. Agora, pela primeira vez, cientistas foram capazes de medir a velocidade desse acontecimento dentro do organismo: aproximadamente 30 micrômetros por minuto.

Onda gatilho

Para entender o processo, pense em um estádio de futebol, onde milhares de torcedores levantam os braços sincronizadamente em um determinado ritmo. Desde a década de 70, conhecemos essa demonstração como “Ola” — onda em espanhol. Cientistas usam um termo semelhante para descrever o fenômeno: ondas gatilho (trigger waves), pois o que ocorre dentro das células é muito semelhante à propagação de ondas.

A onda gatilho não é novidade no meio científico. O termo é usado para determinar não só a morte das células, mas também a criação de algumas; e há inclusive estudos que apontam para o mesmo processo nos impulsos elétricos emitidos pelo nosso cérebro.

Mas se existe uma autorregulação no corpo, responsável pela eliminação de células, como é que células indesejáveis passam por esse filtro? Aquelas já mortas ou que sobrecarregam as saudáveis, levando a doenças como Alzheimer e Parkinson, inclusive. Para os cientistas, compreender como tudo se dá é parte fundamental para eliminar ou retardar o desenvolvimento dessas doenças.

A pesquisa

James Farrell e Xianrui Cheng desenvolveram uma pesquisa na Universidade de Stanford, utilizando ovos de sapo Xenopus. Como o ovo dessa espécie é formado por uma única célula, é possível realizar toda a análise e o desencadeamento das ações até em olho nu. Eles deram início à apoptose por meio de um sinal de morte molecular e acompanharam o processo se espalhando através de ondas gatilho. Depois disso, o intuito era descobrir se a apoptose ocorre nas demais células da mesma maneira que nos experimentos com os ovos.

Com mais dados e mais experimentos, a dupla conseguiu determinar que apenas na apoptose a onda gatilho foi encontrada e nela todo o processo ocorre de uma maneira uniforme. Ao compreender a velocidade e a complexidade com que se espalha, os cientistas levantaram novas hipóteses — por exemplo, se a defesa do nosso corpo segue o mesmo padrão.

“Temos toda essa informação sobre proteínas e genes em todos os tipos de organismos e estamos tentando entender quais são os temas recorrentes”, diz Farrel. “Mostramos que a comunicação de longo alcance pode ser realizada por ondas gatilho, que dependem de uma resposta positiva contínua e mecanismos de acoplamento espacial. Esses ingredientes estão presentes em todo lugar na regulação biológica. Agora queremos saber onde mais ondas são encontradas”, concluiu.

Você sabe quanto tempo uma célula leva para morrer?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-