O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), em parceria com a Prefeitura de Ribas de Rio Pardo e a Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (Febafams), inicia o Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras 2011 no próximo sábado (19), às 19 horas, no ginásio municipal de esportes, em Ribas do Rio Pardo, a 90 quilômetros da capital. Outros seis municípios serão beneficiados pelo circuito, que acontece nos meses de abril a setembro.
A etapa conta com a participação das Bandas de Percussão Municipais de Bandeirantes e Rio Brilhante, Banda de Percussão Dolor Ferreira de Andrade (Campo Grande), Banda Izaura Dias dos Santos (Água Clara), Instituto Manoel Bonifácio (Campo Grande), Orquestra de Metais e Percussão Amando de Oliveira (Campo Grande), Banda Municipal Valdir José Zorzo (Nova Alvorada do Sul), Banda Marcial Gilberto Fogaça (Ribas do Rio Pardo), Banda Musical Heitor Villa-Lobos (Caarapó) e Banda Municipal Aglay Trindade Nantes (Anastácio).
Segundo Edilson Aspet, coordenador do evento, o circuito cumpre seus objetivos ao difundir a cultura sul-mato-grossense implementada nas corporações musicais e ao proporcionar para os componentes das bandas e fanfarras a oportunidade de se apresentar em eventos. “O circuito promove o aprimoramento técnico, o intercâmbio entre componentes e profissionais, novas perspectivas de trabalho, divulgação das corporações e a oportunidade de crianças, adolescentes e jovens, geralmente em situações de vulnerabilidade social, conhecerem municípios e culturas diferentes”, destaca.
Esta é a quinta edição do circuito que já atendeu 26 municípos desde 2007. Ao todo, cerca de 900 jovens participam por etapa do evento. Nos municípios que recebem o circuito a participação da população é maciça, chegando a um público expressivo de 3 mil pessoas por apresentação.
Fonte: Notícias MS
