16 C
Dourados
segunda-feira, 22 de junho de 2026

Reitora da UFMS participa de reunião com a bancada federal

- Publicidade -

Reitora da UFMS participa de reunião com a bancada federal

A Reitora da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professora Célia Maria da Silva Oliveira, esteve reunida com a bancada federal de Mato Grosso do Sul para apresentar 13 projetos que incluem construção e ampliação de unidades em Campo Grande e em câmpus do interior do Estado. O objetivo foi realizar prestação de contas e buscar parcerias com os parlamentares visando a viabilização de recursos para a melhoria da infraestrutura.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (22), na Sala de Consultores da Biblioteca do Senado Federal, e estiveram presentes os deputados federais Antonio Carlos Biffi, Fabio Trad, Geraldo Resende, Edson Giroto, Luiz Henrique Mandetta, Reinaldo Azambuja e os senadores Delcídio Amaral, Marisa Serrano e Waldemir Moka. Os prefeitos de Coxim e Rio Verde de Mato Grosso, Dinalva Garcia Lemos de Morais Mourão e Wiliam Brito, e o deputado estadual Júnior Mocchi também foram até a capital federal. Da Universidade, participaram o Vice-Reitor, professor João Ricardo Filgueiras Tognini, a Pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças Marise Terezinha Lopes Pereira Peres, o Pró-reitor de Ensino de Graduação professor Henrique Mongelli, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação professor Dercir Pedro de Oliveira; a assessora da Reitoria, Dulce Tristão e diretor do Núcleo de Informática, Ronaldo Alves Ferreira.

“Sentimos a necessidade de uma maior aproximação com a bancada federal para estreitar parcerias que possibilitem a viabilização de mais recursos para melhoria da infraestrutura e também para ampliação do quadro de servidores”, pontua a Reitora. Durante a apresentação, ela ressaltou que, hoje, 98% do orçamento da Instituição está comprometido com folha de pagamento e custeio, restando pouco para realizar novos investimentos. “A UFMS tem registrado um forte crescimento, principalmente, com relação à oferta de novos cursos, porém é uma instituição enxuta em número de docentes e técnicos administrativos, se compararmos com as outras Instituições públicas da região Centro-Oeste”, avalia.

Todos os parlamentares presentes elogiaram a postura da Universidade, em participar de um encontro para apresentar a Instituição em sua totalidade, inclusive com a equipe presente. “Procuramos trazer materiais que pudessem de forma rápida e objetiva dar uma dimensão real e atual sobre a UFMS, que, hoje, está inserida em todas as regiões do Estado”, pontua a professora Célia.

“Estive presente no processo de implantação da UFMS no Estado e durante todos os mandatos exercidos tenho lutado pela educação. Por isso, após a apresentação da Reitora e de sua equipe, percebemos que o orçamento destinado a Universidade é pequeno. Assim, entendo que a bancada precisa lutar para conseguir mais repasses e ampliação do quadro docente, afinal, são projetos que beneficiarão toda a comunidade sul-mato-grossense”, destacou a senadora Marisa Serrano. Ela sugeriu uma reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para discutir a possibilidade de atender a Universidade.

O senador Waldemir Moka também se propôs a lutar pelos recursos necessários à viabilização dos projetos, que giram em torno de R$ 70 milhões. “A bancada federal poderia fazer uma emenda única para contemplar a totalidade dos projetos. Fiquei feliz com o convite, pois em 13 anos de mandato, nunca havia sido convidado a participar de uma reunião que nos proporcionasse o conhecimento da amplitude de atendimento da Universidade no Estado. Não há duvidas sobre a necessidade dos investimentos”.

O deputado Geraldo Resende relatou que a articulação da UFMS com a bancada é muito importante. “Já sou parceiro na disponibilização de recursos na área da saúde, especialmente para o Hospital Universitário. Quero continuar ajudando e me disponho a trabalhar por mais verbas a serem aplicadas na melhoria da infraestrutura”, comenta.

Já o deputado Fábio Trad destacou que investir na UFMS é uma questão estratégica para o desenvolvimento de MS e de seus cidadãos. “Acredito que possa ser articulada uma emenda única e estou à disposição para somar forças. Nós, parlamentares, não podemos nos omitir, pois a educação é o ponto forte para o desenvolvimento do país”, pontua.

Para o deputado Luiz Henrique Mandetta, iniciativas como essa demonstram transparência da atual gestão. “Sempre visito a Universidade e é perceptível a melhoria tanto com relação à ciência e tecnologia, como com relação à administração. Concordo que todos os projetos são importantes e nada melhor do que ter a bancada como parceira para conseguir esses recursos”, avalia.

“Independentemente do partido ao qual pertencemos, é o momento da bancada unir esforços em torno dessa emenda conjunta. Estamos prontos para isso”, reforçou o deputado Reinaldo Azambuja, que também elogiou a apresentação.

O deputado Edson Girotto acrescentou, ainda, que as discussões para a elaboração dessa emenda podem ser feitas em breve, a fim de que seja possível alocar recursos no próximo ano.

Presente à reunião, o deputado estadual Júnior Mocchi levou uma proposta para implantação do curso de Medicina em Coxim. De acordo com a Reitora, “o projeto poderá ser encaminhado mediante discussão e avaliação, inclusive do Conselho Federal de Medicina”, explica.

“A exposição feita foi pontual e bastante objetiva, permitindo a bancada conhecer melhor a Instituição. A proposta da Universidade é bastante ampla, pois está em 11 municípios e em todas as regiões do Estado, abarcando cursos e atividades em todas as áreas do conhecimento, inclusive na área de tecnologia”, falou o senador Delcídio do Amaral. O senador se prontificou a agendar uma reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes para verificar a melhor forma de solicitação dos recursos e já solicitar uma reunião com o Ministro Fernando Haddad. “Precisamos iniciar essa conversa com o Ministério para que ele nos oriente sobre como poderia ser elaborada essa emenda a fim de inserir os projetos no orçamento de 2012”, acrescenta.

A Reitora agradeceu o comparecimento dos parlamentares e o comprometimento de todos em auxiliar a Instituição. “Trouxemos várias demandas e conseguimos mostrar que os recursos atuais são insuficientes, por isso, a participação da bancada é primordial. Assim conseguimos fazer com que a Universidade cresça e de desenvolva oferecendo ensino e serviços com qualidade. Acreditamos que os projetos foram bem recebidos, pois trarão benefícios à comunidade regional”.

UFMS

Reitora da UFMS participa de reunião com a bancada federal

Reitora da UFMS participa de reunião com a bancada federal

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-