12/11/2019 13h35
A Prefeitura de Amambai tem feito mudanças no trânsito para adequar as vias do município às exigências do plano de mobilidade urbana.
Fonte: Detrat
“Embora dividam opiniões, as mudanças que recentemente têm sido implantadas no centro da cidade são extremamente necessárias e apontam para um caminho sem volta, que pretende convergir na modernização e consequente aumento da segurança para todos os cidadãos. Estamos praticando aqui o que estabelece o Plano Nacional de Mobilidade Urbana: a inversão da pirâmide de prioridade no trânsito que antes tinha os veículos motorizados em sua base, mas que hoje, por inúmeras razões, prioriza o pedestre; em seguida vem os ciclistas e só depois os carros, ônibus e caminhões.” Com estas palavras o superintendente do Departamento Municipal de Trânsito de Amambai (Detrat), José Luís Karasek, define o que tem norteado os trabalhos do órgão que dirige.
Segundo José Luís, as ações estão pautadas no planejamento da administração municipal com intervenções diretas do Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que desde que assumiu se mostrava preocupado e determinado a diminuir os alarmantes índices de acidentes de trânsito no município. “Nesta administração foi elaborado o plano municipal de mobilidade urbana, constituído por políticas modernas e democráticas que visam resolver as questões do trânsito local; além disso, estar em dia os prazos e questões legais determinadas pela união gera facilidades para a obtenção de recursos federais para o segmento”, argumentou.
Ruas de mão única
Algumas das ações executadas pelo Detrat estão concentradas no reordenamento das vias, em especial da área central, convertendo vários trechos em sentido de mão única. O superintende explica que a adoção deste novo sistema visa melhorar o trânsito em vários aspectos, como a diminuição de acidentes, a oferta mais vagas de estacionamentos; mas, em especial, consolidar os pedestres como os principais atores do trânsito e para isso devem ter garantidas sua segurança, acessibilidade e conforto.
Destas, a medida mais recente, e que ainda está em implantação, é a conversão em mão única de um grande trecho da Rua 7 de Setembro, entre os cruzamentos com a Rua Cassiano Marcelo e Avenida Nicolau Otano. José Luis Karasek ressalta que, por enquanto, os motoristas que não se atentarem para as modificações serão apenas orientados pela PM. Este período de adaptação ou educativo deverá persistir até o final do mês de novembro, ou seja, em 1º de Dezembro ao desobedecer a sinalização o motorista poderá incorrer em infração prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) por transitar na contramão em ruas com sentido único de circulação. Vale lembrar que estacionar na contramão também pode acarretar multa.
Outras ações
A prefeitura de Amambai, por meio de seu departamento de Trânsito (DETRAT), anuncia que outras adequações deverão ser executadas que incluem nova sinalização, inclusive com instalação de semáforos, rotatórias móveis, trechos de ciclovias e ciclofaixas. Todas as regiões da cidade devem ser contempladas, inclusive as comunidades indígenas como prevê o plano municipal de mobilidade urbana instituído pela Lei municipal 061/2019. “Tudo isso está sendo feito para trazer mais segurança para os cidadãos, sejam eles motoristas, pedestres ou ciclistas. Sobre as controvérsias, o que a população deve entender é que vivemos numa cidade que cresce a cada dia, com o aumento desproporcional no número de veículos motorizados. Hoje temos uma média de 1 veículos para cada dois habitantes e isso gera demandas e conflitos específicos; portanto, mesmo sendo uma tarefa difícil que nem sempre vai agradar a todos, cabe à administração municipal dinamizar este processo para que haja o mínimo impacto negativo para a coletividade. Isso faz parte do que se entende de democracia”, afirmou José Luís.

