27/11/2019 22h11
Fetems promove Seminário de Combate ao Racismo
Para marcar o mês da consciência negra, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) promoveu no dia 22 de novembro, o Seminário de Combate ao Racismo “As Cores e a Resistência de um Povo” e Sarau Sindical e Cultural.
Fonte: Assessoria/Fetems
“O seminário teve o intuito de ampliar o debate sobre as questões raciais em Mato Grosso do Sul e no Brasil, para que assimilem a importância da luta contra o racismo, incorporando essa pauta de forma mais efetiva na luta sindical e fortalecendo ativamente os movimentos sociais que atuam cotidianamente na defesa do povo negro”, disse o Presidente da Fetems, Professor Jaime Teixeira.
“Primeiramente quero parabenizar e agradecer o Presidente da Fetems, Professor Jaime Teixeira por oportunizar um evento tão grandioso sobre o Combate ao Racismo. Foi um seminário que agregou todas as raças e cores sem discriminação, onde debatemos sobre a desigualdade e o combate ao racismo. Sou mulher negra e de luta! E nosso principal objetivo é o empoderamento da mulher negra que é a mais afetada com a discriminação racial”, pontuou Leulânia Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da FETEMS).
No período matutino o evento foi aberto com apresentação cultural da Banda Sarará Kriolo que deu um show de alegria e muita diversão.
Durante a abertura compôs a mesa: Jaime Teixeira (Presidente da Fetems); Sueli Veiga (Vice-Presidenta da Fetems e da Direção da CUT Nacional); Leulânia Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da Fetems); Liege Rocha (Secretária dos Movimentos Sociais do PCdoB Nacional); Luiz Alberto Ávila Silva Júnior (Vereador e Presidente do PT de Naviraí-MS); Ademir Cerri (Vice-Presidente da Cassems) e Ieda Leal (Secretária de Combate ao Racismo da CNTE).
No período matutino os palestrantes Ieda Leal (Secretária de Combate ao Racismo da CNTE), Júlio César Silva Santos (Dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo) e Mário Sá (Historiador e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB) sendo a mesa medida por Sueli Veiga (Vice-Presidenta da FETEMS) e Leulânia Cruz de Matos (Secretária de Combate ao Racismo da Fetems) falaram e debateram sobre as avaliações coletivas sobre o avanço do racismo e seus efeitos para a classe trabalhadora e para a educação.
No período vespertino o segundo debate foi mediado por Artur Padilha (Secretário de Combate ao Racismo do PT-MS) e Onivan Correa (Secretário de Formação Sindical da Fetems). Os palestrantes Amarildo Cruz (Ex-deputado Estadual), Professor Maria de Lourdes Silva (Doutora em Educação) e Bartolina Ramalho Catanante (Professora da UEMS e Presidenta do Grupo Tez) debateram sobre o comportamento do momento atual do nosso país, tão contaminado pelo ódio, pelo fascismo, feminicídio, pela homofobia, pela discriminação e pela tentativa de criminalização dos movimentos sociais.

