03/12/2019 22h05
Sindicato de jornalistas profissionais de MS denuncia censura contra site de notícias
Sindjor MS denuncia censura ao Campo Grande News
Fonte: Sindjor/MS
**Amambai (MS) – **Através de nota pública, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) divulgou nesta terça-feira (03/12) nota em que denuncia “a prática de censura contra o Campo Grande News por meio da decisão judicial que determinou a exclusão de reportagem”: ‘Sinpol acumula patrimônio que inclui hotéis de trânsito e pesqueiros’.
Nota Pública
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) denuncia a prática de censura contra o site Campo Grande News por meio da decisão judicial que determinou a exclusão de reportagem do referido site, acatando o argumento do Sindicato das Polícias Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol) de que o material publicado parece ser “ofensivo à entidade”.
A decisão, datada de 4 de julho, é do juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível, e o Campo Grande News foi notificado no dia 2 de dezembro. Para o magistrado, o texto com o título “Sinpol tem patrimônio que inclui hotéis de trânsito e pesqueiros” é “aparentemente” ofensivo, e ele decidiu conceder tutela antecipada.
A decisão afronta a Constituição de 1988, que garante o livre exercício de informar e o direito da população de ser informada sobre assuntos de interesse público. Esse gesto tem nome: censura.
O Sindjor-MS repudia essa verdadeira “lei da mordaça” e se solidariza com o Campo Grande News e seus jornalistas. É mais uma tentativa de desqualificar a missão do jornalismo. Mas vamos resistir, sempre!
Sindjor-MS

