12 C
Dourados
terça-feira, 26 de agosto de 2025

Noite Cultural do 17º Joind ressaltou a tradição Guarani Kaiowá

- Publicidade -

16/01/2020 09h44

Evento aconteceu nessa quarta-feira (15) e fez parte da programação do 17º Joind

Fonte: Redação

Amambai (MS)- O Joind (Jogos da Integração Indígena), que tem acontecido em Amambai desde o último sábado (11) é sinônimo de esporte aliado a integração, além de fortalecimento e resgate cultural como forma de resistência. E na noite dessa quarta-feira (15), a Noite Cultural, que contou com a participação de todas as delegações brindou os presentes com um show de talento e tradição.

O evento, que integra a programação oficial do Join, aconteceu no pátio que divide as escolas municipal e estadual Mbo’ eroy Guarani Kaiowá e foi marcado pelo colorido de diferentes comunidades reunidas, que dançaram e cantaram o guaxiré, dança indígena típica de momentos de celebração.

O ponto alto da festa foi quando no meio da sua apresentação, a aldeia Lagoa Rica, de Douradina, trouxe vários litros de chicha, bebida tradicional indígena, que é fermentada a base de milho.

Segundo o vereador e professor Ismael Morel, líder do grupo Jovens Indígenas Guarani Kaiowá em Ação (JIGA), responsável pela organização do evento, o Joind é uma ferramenta usada para o fortalecimento da cultura Guarni Kaiowá e para a integração das comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul.

1100 competidores, oriundos de aldeias situadas em 10 municípios do estado, sendo eles: Amambai, Antônio Joao, Caarapó, Douradina, Japorã, Coronel Sapucaia, Paranhos, Aral Moreira, Tacuru e Paraguai participam do evento e competem nas modalidades futsal, basquete, vôlei, atletismo, queimada, pescaria, tiro com estilingue, apresentação de armadilhas tradicionais, Avati Soka, Mynaku rero ripara, arremesso de flechas e cabo de força.

“O Joind é o maior evento indígena do Brasil e temos muito orgulho de trabalhar em prol de sua realização, que só é possível graças a ajuda de todos os voluntários (…) índios e não índios realmente abraçam a causa, vestem a camisa e por isso, se trata de um evento tão lindo”, explicou Ismael.

Os jogos seguem até o dia 18 de janeiro na aldeia Amambai.

Veja fotos de como foi a Noite Cultural:

Danças Tradicionais foram apresentadas / Foto: Moreira Produções

Professor e vereador Ismael Morel, líder do JIGA / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

25 de Agosto – Dia do Soldado

- Publicidade-