05/02/2020 14h40
Produção de maracujá é forma de melhorar a renda de pequenos produtores em Amambai
O projeto é desenvolvido pela prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Agricultura (Seagri), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Abastecer o mercado local com frutos de qualidade e garantir assim, maior geração de renda para os pequenos produtores de Amambai. Esses são os objetivos do projeto de fomento à produção do maracujá, que tem sido desenvolvido no município.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) desde 2018 e consiste na cedência de mudas da planta para os produtores integrantes do projeto. O projeto conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O início
De acordo com o secretário municipal de Agricultura (Seagri), Anílson Prego, o projeto teve seu piloto há cerca de dois anos, quando moradores do assentamento rural Guanabara entraram em contato com ele em busca de ajuda para iniciar o plantio.
Desenvolvimento
A partir desse momento, a secretaria teve a ideia de montar uma espécie de viveiro e fazer o plantio de sementes do fruto para que se transformassem em mudas para serem entregues aos produtores interessados. E assim tem sido feito desde então. Cada produtor recebe uma quantidade de mudas equivalente à sua área de plantio.
Além disso, os participantes do projeto contam também com a assistência técnica de três servidores públicos da secretaria: são dois técnicos e um auxiliar. Os servidores acompanham o desenvolvimento da atividade sanando dúvidas quanto a aplicação de adubos, formas plantio, irrigação e atuação contra as pragas que podem vir a atacar o fruto.
Até o momento, de acordo com Prego, cerca de 40 produtores das aldeias Amambai e Limão Verde, dos assentamentos rurais Guanabara, Querência e Magno de Oliveira, além de chacareiros do município já fazem parte do projeto.
Um deles é o presidente do assentamento Guanabara, Luís Kochanovsi, que está no projeto desde o começo e participou do início do cultivo, em 2018. Ele conta que o mercado para o fruto está em expansão.
“O maracujá é uma fruta muito consumida e a sua produção é uma alternativa simples, que demanda uma capacitação, mas que garante bom retorno ao produtor, dá para viver bem” frisou o Luís.
A produção do fruto já acontece e tem se destacado na região, sendo já encaminhada para empresas despoldadeiras da região de Ivinhema.
“O projeto de plantio de maracujá vem sendo uma alternativa de renda muito boa para o pequeno produtor da agricultura familiar de Amambai, visto que o Mato Grosso do Sul não produz o suficiente para abastecer indústrias despolpadeiras de frutas do Estado. Então, no momento em que o pequeno produtor sentir que é um caminho viável para obtenção de renda, é claro que a administração municipal vai ajudar, assim como já tem ajudado”, salientou Anílson Prego, secretário municipal de agricultura.
Parceiros
O projeto conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que já organiza turmas para participar do curso de Assistência Técnica e Gerenciamento da Propriedade (Ateg).
Para participar dessa capacitação, o secretário de agricultura lembra que é indispensável que o produtor tenha a declaração de aptidão ao Pronaf (DAP), que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor.

