06/04/2020 16h23
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Com o intuito de aproximar o Corpo de Bombeiros (CBM) de Amambai da sociedade e ainda informar, você leitor, sobre o trabalho que a instituição vem realizando no município, semanalmente vai ao ar, através do Jornal Eletrônico Amambai Notícias, o Relatório de Produtividade do Corpo de Bombeiros.
O levantamento e o repasse das informações são feitos pelo sargento Mário Lopes e abrange os últimos sete dias das ações.
Nesta semana
Nesta semana, entre os dias 30 de março a 5 de abril, o Corpo de Bombeiros de Amambai atendeu 45 ocorrências, salvamentos diversos, auxílios à comunidade e transporte ao Hospital Regional de Amambai.
Destas, duas serão destacadas:
Ferimentos por arma branca
No dia 1º de abril, o Corpo de Bombeiros foi acionado pela Polícia Militar para socorrer uma vítima de ferimento à faca.
Quando chegaram ao local indicado, na região da vila Limeira, a vítima, de 17 anos estava acompanhada de sua mãe em frente a uma conveniência. O jovem estava de pé, consciente, orientado e com cortes contusos no antebraço direito e na mão esquerda.
Os militares então fizeram a limpeza do ferimento e transportaram a vítima até o Hospital Regional de Amambai.
Segundo caso
Já na quinta-feira (2), os bombeiros foram acionados para atender uma outra ocorrência de ferimento por arma branca.
Desta vez era na vila Cristina e, segundo os militares, tratava-se de homem de aproximadamente 50 anos, que foi encontrado ferido com um corte inciso na mão esquerda.
A vítima estava em visível estado de embriaguez e foi encontrada em uma área de um estabelecimento da região.
Após limparem o ferimento, os militares fizeram o encaminhamento da vítima até o Hospital Regional.
Salvamento de bebê
Um bebê de apenas três dias de vida foi salvo graças a presença do Corpo de Bombeiros em Amambai a também graças a coragem de sua mãe.
A unidade do 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Amambai, recebeu a ligação de uma mãe por conta do afogamento de seu bebê. Ele tinha mamado e sido colocado em posição lateral, mas quando a mãe foi conferir como o bebê estava, ele apresentava dificuldade para respirar e estava ficava roxo.
Quando a mãe foi atendida pelo bombeiro, o bebê já estava com as vias aéreas obstruídas e enquanto uma equipe socorrista se deslocava até a residência de onde partiu o chamado, o bombeiro da sala-rádio repassou à mãe os procedimentos que deveriam ser adotados para que a criança voltasse a respirar normalmente.
Após alguns segundos e com as orientações dos militares, a criança voltou a respirar tranquilamente. Mas antes que os bombeiros que estavam a caminho chegassem até a residência, a criança apresentou novamente dificuldade para respirar. A mãe então precisou fazer a sucção das vias áreas da criança a fim de retirar o restante do liquido que causava a dificuldade respiratória.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que a criança estava bem, mas encaminharam mãe e filha para o Hospital Regional.

