28.9 C
Dourados
segunda-feira, 21 de julho de 2025

Curso de Agroecologia para escola indígena é solicitado

- Publicidade -

04/05/2020 20h06

Curso de Agroecologia em escola indígena é solicitado

Vereador Ismael quer que a UEMS ofereça o curso para alunos da Escola Estadual Mbo`eroy Guarani Kaiowá

Fonte: Redação

Amambai (MS) – O representante das comunidades indígenas de Amambai no poder legislativo, vereador Ismael Guarani Kaiowá (PT), está solicitando do Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Dr. Laércio Alves de Carvalho, a possibilidade de ofertar curso de formação em Agroecologia para alunos da escola estadual indígena Mbo’ eroy Guarani Kaiowá, localizada na aldeia Amambai.

Parceria
O vereador Ismael propõe ao reitor que a implantação da formação técnica seja efetivada em parceira com a prefeitura de Amambai, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação.

“A referida formação se faz necessária para que os alunos adquiram conhecimentos especifico sobre agricultura familiar, manejo e execução de forma sustentável, utilizando recursos naturais”, ressalta o vereador.

“Ressaltamos que a Escola Estadual Indígena Mbo’ eroy Guarani Kaiowá já conta com apoio da Prefeitura Municipal de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação”, lembra Ismael.

O pedido está sendo encaminhado ao reitor da Uems, por intermédio da indicação número 103/2020, apresentada ao plenário do legislativo, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 04 de maio.

Cópias da solicitação também estão sendo enviadas para:

Prefeito Municipal de Amambai, Ednaldo Luiz de Melo Bandeira;
Secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola Motta;
Secretária Municipal de Educação, Zita Centenaro;
Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luciney Bambi;
Diretor da Escola Estadual Indígena Mbo’ eroy Guarani Kaiowá.

O que é agroecologia e seu papel no desenvolvimento rural sustentável?

A agroecologia prioriza a utilização de recursos naturais com mais consciência, mantendo o que a natureza oferece.
A agroecologia pode ser definida como o estudo da agricultura a partir de uma perspectiva ecológica. Trata-se de um tipo de prática agrícola que prioriza a utilização dos recursos naturais com mais consciência, respeitando e mantendo o que a natureza oferece ao longo de todo o processo produtivo — desde o cultivo até a circulação dos produtos.

A agroecologia é uma alternativa para reduzir os problemas gerados pelo modelo tradicional de agricultura, que causa a diminuição da biodiversidade, apresentando opções sustentáveis para que a terra continue sempre produtiva.

Um detalhe interessante sobre a agroecologia é o entendimento de que todas as formas de vida presentes em um ciclo da agricultura têm importância. As plantas, animais, minerais, microrganismos e todas as formas de vida contribuem para a evolução humana e para a produção agrícola e, por isso, devem ser tratadas como partes de uma complexa e indispensável estrutura.

A aplicação da agroecologia dispensa e condena o uso de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis. Isso porque esses produtos contaminam os alimentos, empobrecem o solo e podem provocar doenças graves em animais e seres humanos. Fazem parte da agroecologia: agricultura biodinâmica, agricultura natural, agricultura ecológica, agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais.

A agroecologia prioriza a utilização de recursos naturais com mais consciência, mantendo o que a natureza oferece / Foto: Ilustrativa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-